ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.71752

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Currículo. Formação de professores. Pesquisas linguísticas. Textos/discursos..

Resumo

Entrevista realizada por Isabel Sebastião (Portugal – Universidade do Porto), Cristiane Lebler (Brasil – Universidade Federal de Santa Catarina) e  Dennis Castanheira (Brasil – Universidade Federal Fluminense) com as professoras  Leonor Werneck dos Santos (Brasil – Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Sónia Valente Rodrigues (Portugal – Universidade do Porto). A entrevista abordou as decisões curriculares em Portugal e no Brasil, ações para que o ensino de língua portuguesa amplie mais efetivamente a competência linguística dos estudantes, impactos da pesquisa em ensino da língua portuguesa no desenvolvimento profissional de professores;  a perspectiva do ensino centrado em gêneros em livros didáticos de português;  a visão instrumental do conhecimento gramatical no processo de ensino e de aprendizagem de língua materna, os maiores desafios da pesquisa linguística na formação de professores, o tratamento dos materiais didáticos em relação ao ensino de português como língua materna e não materna.

Biografia do Autor

Isabel Sebastião Sebastião, Universidade do Porto

Concluiu o(a) Doutoramento em Curso de Doutoramento em Linguística - Especialidade Linguística do Texto e do Discurso em 2013 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa - especialização em Literatura Medieval em 2005 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Licenciatura em Curso de Estudos Portugueses - Ramo Educacional em 2000 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. É Investigador Contratado no(a) Universidade do Porto.

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina (UNISC)

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística do Texto (GPLINT - UFRJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP - UFSC). Também integra o Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Linguística e Literatura Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

Dennis da Silva Castanheira, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, onde lidera projetos de pesquisa e extensão e atua na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto e do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Publica suas investigações em revistas científicas e livros. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. Áreas de atuação: Linguística de Texto; Funcionalismo; Ensino de língua portuguesa.

Leonor Werneck dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Língua Portuguesa da UFRJ, onde atua desde 1995.

 

Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa).

 

Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio. Professora de Língua Portuguesa da UFRJ (Faculdade de Letras), desde 1995.

 

Leitora votante do Prêmio anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 2013.

 

Autora de diversos artigos e livros sobre ensino de língua portuguesa, referenciação, gêneros textuais, leitura e literatura infantil e juvenil.

 

Ministra cursos e oficinas para professores de ensino fundamental e médio.

 

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (GPLINT): https://gplintufrj.wixsite.com/gplint

 

Sónia Valente Rodrigues, Universidade do Porto

Sónia Valente Rodrigues é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos, capítulos de livros e livros.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Sebastião, I. S., Lebler, C. D. C., Castanheira, D. da S., dos Santos, L. W., & Rodrigues, S. V. (2022). ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal. Pensares Em Revista, (26), 6–34. https://doi.org/10.12957/pr.2022.71752