ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal

Isabel Sebastião Sebastião, Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Dennis da Silva Castanheira, Leonor Werneck dos Santos, Sónia Valente Rodrigues

Resumo


Entrevista realizada por Isabel Sebastião (Portugal – Universidade do Porto), Cristiane Lebler (Brasil – Universidade Federal de Santa Catarina) e  Dennis Castanheira (Brasil – Universidade Federal Fluminense) com as professoras  Leonor Werneck dos Santos (Brasil – Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Sónia Valente Rodrigues (Portugal – Universidade do Porto). A entrevista abordou as decisões curriculares em Portugal e no Brasil, ações para que o ensino de língua portuguesa amplie mais efetivamente a competência linguística dos estudantes, impactos da pesquisa em ensino da língua portuguesa no desenvolvimento profissional de professores;  a perspectiva do ensino centrado em gêneros em livros didáticos de português;  a visão instrumental do conhecimento gramatical no processo de ensino e de aprendizagem de língua materna, os maiores desafios da pesquisa linguística na formação de professores, o tratamento dos materiais didáticos em relação ao ensino de português como língua materna e não materna.

Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa. Currículo. Formação de professores. Pesquisas linguísticas. Textos/discursos..

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2022.71752

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005