HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.70976Palavras-chave:
Ensino superior. Leitura. Hábitos de leitura. Formação de professores.Resumo
Os alunos que frequentam cursos na área da educação desempenharão um papel fundamental na construção de leitores das próximas gerações, razão pela qual se torna relevante aferir os seus hábitos de leitura. Centrando-se nesta temática, o presente artigo tem como objetivo caracterizar os hábitos de leitura dos alunos de 1.º ano da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior portuguesa. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário online a 109 alunos do curso de Educação Básica de 1.º ano, tendo os resultados sido tratados recorrendo a uma metodologia mista (análise de conteúdo e análise estatística). Os resultados permitem traçar um perfil de leitor frequente, ocasional e não leitor, sendo que o perfil de leitor frequente é o que predomina em relação à leitura de obras literárias. Já no que se refere à leitura de revistas, jornais e livros/artigos científicos, o perfil de não leitor é o dominante. Estes resultados são relevantes e devem ser tidos em conta pelas instituições de ensino superior, tendo em vista o planeamento e implementação de ações que possam consolidar o perfil de leitor dos futuros educadores e professores.
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