FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES ENSINAR PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA / Teaching Portuguese pluricentric language Continuous teachers training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.70693

Palavras-chave:

Formação contínua. Pluricentrismo. Português - língua de herança. Língua segunda.

Resumo

Os professores, no exercício da sua profissão, recorrem com frequência a ações de formação contínua, através das quais pretendem atualizar-se do ponto de vista científico e pedagógico. Tais sessões de formação devem ter caráter oficinal, para que os formandos possam, em trabalhos práticos de grupo, produzir os seus próprios materiais pedagógicos e lucram em ser planificadas contando com a experiência profissional desses formandos como ponto de partida para o desenho do programa de formação contínua. Com base nas noções de variação linguística, por um lado e de português como língua pluricêntrica, por outro, reflete-se sobre experiências de dinamização de quatro ações de formação contínua recentes para professores de português com diferentes estatutos. Nomeadamente, parte-se de sessões de formação de Português Língua de Herança e de Português Língua Segunda, para equacionar vários tipos de intervenção e de sugestões pedagógicas. Os cursos de formação contínua sobre que se reflete organizam-se em torno de materiais autênticos provenientes dos diferentes países e outros territórios onde o português é falado. A partir de leituras prévias, do impulso da formadora e das suas próprias inquietações, em trabalho colaborativo com grupos de pares, os formandos selecionam materiais adequados ao seu contexto e produzem planificações, tarefas variadas, estratégias e pequenos projetos que contemplam o português como língua pluricêntrica. Esses produtos caracterizam-se por uma clara adequação ao contexto de trabalho, são geralmente muito motivadores e muito criativos e as ações de formação geram, quer em quem as dinamiza quer em quem as frequenta, um alto grau de satisfação profissional.

Biografia do Autor

Isabel Margarida Duarte, Universidade do Porto

Agregação em Ciências da Linguagem (2021) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutoramento em Linguística (2000), Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa (1990) e Licenciatura em Filologia Românica (1977) pela mesma instituição, onde é Professora Catedrática. Faz parte do Centro de Linguística da UP. Áreas de investigação: Pragmática e análise do discurso (relato de discurso, marcadores discursivos); confronto entre línguas românicas e aplicação da Linguística ao ensino do Português (Língua Materna e Não Materna). Atualmente, é responsável local pelo Projeto LMOOC4SLAV, financiando pela União Europeia. Tem dezenas de artigos publicados.


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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Duarte, I. M. (2022). FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES ENSINAR PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA / Teaching Portuguese pluricentric language Continuous teachers training. Pensares Em Revista, (26), 35–54. https://doi.org/10.12957/pr.2022.70693

Edição

Seção

DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NO