FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES ENSINAR PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA / Teaching Portuguese pluricentric language Continuous teachers training
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.70693Palavras-chave:
Formação contínua. Pluricentrismo. Português - língua de herança. Língua segunda.Resumo
Os professores, no exercício da sua profissão, recorrem com frequência a ações de formação contínua, através das quais pretendem atualizar-se do ponto de vista científico e pedagógico. Tais sessões de formação devem ter caráter oficinal, para que os formandos possam, em trabalhos práticos de grupo, produzir os seus próprios materiais pedagógicos e lucram em ser planificadas contando com a experiência profissional desses formandos como ponto de partida para o desenho do programa de formação contínua. Com base nas noções de variação linguística, por um lado e de português como língua pluricêntrica, por outro, reflete-se sobre experiências de dinamização de quatro ações de formação contínua recentes para professores de português com diferentes estatutos. Nomeadamente, parte-se de sessões de formação de Português Língua de Herança e de Português Língua Segunda, para equacionar vários tipos de intervenção e de sugestões pedagógicas. Os cursos de formação contínua sobre que se reflete organizam-se em torno de materiais autênticos provenientes dos diferentes países e outros territórios onde o português é falado. A partir de leituras prévias, do impulso da formadora e das suas próprias inquietações, em trabalho colaborativo com grupos de pares, os formandos selecionam materiais adequados ao seu contexto e produzem planificações, tarefas variadas, estratégias e pequenos projetos que contemplam o português como língua pluricêntrica. Esses produtos caracterizam-se por uma clara adequação ao contexto de trabalho, são geralmente muito motivadores e muito criativos e as ações de formação geram, quer em quem as dinamiza quer em quem as frequenta, um alto grau de satisfação profissional.
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