COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.70140

Palavras-chave:

Compreensão de leitura. Proposta didática. Padlet. Psicolinguística da Leitura.

Resumo

O presente artigo trata da compreensão de leitura com o objetivo de revisar conceitos sobre compreensão de leitura e estratégias cognitivas de leitura e apresentar uma proposta didática com o uso do Padlet, ferramenta digital, que poderá atuar como facilitador da realização das atividades de leitura. Insere-se em uma rota de pesquisa e ensino que vem sendo desenvolvida no âmbito de estudos do ProfLetras, especificamente no tocante a aspectos teóricos e cognitivos da leitura, sob a perspectiva da Psicolinguística da Leitura (MAIA, 2015, 2018; NATION, 2013; PERFETTI; LANDI; OAKHILL, 2013; WOLF; LOPES, 2014). Quanto ao aspecto metodológico, segue uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Nesse sentido, o estudo, com base em conceitos sólidos da ciência da leitura, pretende gerar conhecimentos para uma aplicação prática, focalizando o desenvolvimento da compreensão leitora. O presente trabalho se justifica pela constatação de dificuldades de compreensão de leitura demonstrada por resultados de atividades aplicadas aos alunos do ensino fundamental. Além disso, seria benéfico reunir mais conhecimento derivado de práticas pedagógicas ao tema da compreensão de leitura. Dessa forma, propõe-se a elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades voltadas ao uso de estratégias cognitivas de leitura, a partir de uma síntese científica sobre este fenômeno e com foco na utilização do aplicativo Padlet. Por fim, propõe-se que o professor projete ambientes de aprendizagem e que use novas mídias.

Biografia do Autor

Janaína Nogueira, SEEDUC

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (2021). Cursou Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual pela Universidade

Federal Fluminense (2013). Professora licenciada em Língua Portuguesa (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense (2007). A experiência no magistério estende-se como Professor Efetivo no Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto (2010- ???) e Colégio Salesiano Região Oceânica (2014 - ???). Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Psicolinguística Experimental e Leitura.

Katia Abreu, UERJ

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística pela mesma universidade. É professora de Linguística da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Letras, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Morfologia, Psicolinguística Experimental e Leitura. É líder do GIPPSIE - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicolinguística Educacional (FFP-UERJ-CNPq). É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores, linguagens e justiça social" (FFP-UERJ-CNPq). É pesquisador no Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX-UFRJ) e no Laboratório de Línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição (SOPA/UFRJ). É bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq (2021-2022).

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Nogueira, J., & Abreu, K. (2022). COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet. Pensares Em Revista, 25(25), 97–121. https://doi.org/10.12957/pr.2022.70140