COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.70140Palavras-chave:
Compreensão de leitura. Proposta didática. Padlet. Psicolinguística da Leitura.Resumo
O presente artigo trata da compreensão de leitura com o objetivo de revisar conceitos sobre compreensão de leitura e estratégias cognitivas de leitura e apresentar uma proposta didática com o uso do Padlet, ferramenta digital, que poderá atuar como facilitador da realização das atividades de leitura. Insere-se em uma rota de pesquisa e ensino que vem sendo desenvolvida no âmbito de estudos do ProfLetras, especificamente no tocante a aspectos teóricos e cognitivos da leitura, sob a perspectiva da Psicolinguística da Leitura (MAIA, 2015, 2018; NATION, 2013; PERFETTI; LANDI; OAKHILL, 2013; WOLF; LOPES, 2014). Quanto ao aspecto metodológico, segue uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Nesse sentido, o estudo, com base em conceitos sólidos da ciência da leitura, pretende gerar conhecimentos para uma aplicação prática, focalizando o desenvolvimento da compreensão leitora. O presente trabalho se justifica pela constatação de dificuldades de compreensão de leitura demonstrada por resultados de atividades aplicadas aos alunos do ensino fundamental. Além disso, seria benéfico reunir mais conhecimento derivado de práticas pedagógicas ao tema da compreensão de leitura. Dessa forma, propõe-se a elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades voltadas ao uso de estratégias cognitivas de leitura, a partir de uma síntese científica sobre este fenômeno e com foco na utilização do aplicativo Padlet. Por fim, propõe-se que o professor projete ambientes de aprendizagem e que use novas mídias.
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