A INTERCULTURALIDADE A PARTIR DE CANÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA / Interculturality, based on songs, in Portuguese as a foreign language textbooks
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.70030Palavras-chave:
PLE. Interculturalidade. Canção. Livro DidáticoResumo
Diante dos avanços do ensino de português como língua estrangeira (PLE) pelo mundo, é imprescindível buscarmos uma abordagem de ensino que favoreça a promoção e o respeito às diversidades culturais, o rompimento de estereótipos e da ideia de línguas/culturas homogêneas. Portanto, a abordagem intercultural parece-nos ideal, uma vez que promove o diálogo entre culturas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse âmbito, um papel basilar é representado pelo livro didático, dando-se enfoque ao lugar da canção como suporte da aprendizagem. A escassez de estudos que relacionem esses diferentes elementos na aula de PLE justifica a nossa pesquisa, haja vista que visa a responder ao seguinte questionamento: como e com que propósito a canção se faz presente nos livros didáticos (LD) corpus de nossa pesquisa? Em busca da resposta a esta inquietação, selecionamos alguns LD recentes disponíveis no mercado: Estação Brasil: Português para Estrangeiros (BIZON; PATROCÍNIO, 2017); Falar... ler... escrever... Português (LIMA; IUNES, 2017; 2019) e Novo Avenida Brasil (LIMA et. al., 2017; 2018; 2019). Metodologicamente, esta pesquisa é descritivo-explicativa (OLIVEIRA, 2008; PRODANOV; FREITAS, 2013), qualitativa (TOZONI-REIS, 2010; PRODANOV; FREITAS, 2013) e documental (SÁ-SILVA et al., 2009); objetivamos analisar o papel da canção nos LD supracitados, verificando como esses textos são abordados e se as atividades propostas promovem a interculturalidade em sala de aula. Isto é, se estimulam diálogos que permitam conhecer a cultura do outra, em uma perspectiva de quebra de estereótipos. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para os estudos da área e para a promoção desse ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).