VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.69851Palavras-chave:
Estágio supervisionado em Letras. Ensino de língua portuguesa. Elaboração de material didático. PROEJA.Resumo
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) visa oferecer, aos sujeitos que não concluíram a sua formação na educação básica regular, a oportunidade de realizá-la de forma integrada a um curso técnico. Trata-se, portanto, de um público e de um contexto de ensino com muitas particularidades se comparados ao público e ao contexto do ensino regulares. Tais especificidades requerem planejamento e elaboração de ações pedagógicas que tornem o ensino significativo para esses sujeitos. Assim, emoldurado por este cenário, este artigo objetiva discorrer sobre as práticas de curadoria de textos multimodais para a construção de material didático de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para uma turma de 1º ano do Ensino Médio do PROEJA – Técnico em Cozinha como parte das atividades do estágio de docência do curso de Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando o tema central das aulas - variação e preconceito linguístico – e a situação pedagógica em que a prática relatada aconteceu, buscou-se embasamento teórico em autores como Bagno (2015) Geraldi (2010), Rojo (2020), Freire (1981, 2011), Vygotsky (1984; 1991). Por se tratar de um relato de experiência, sua metodologia mescla elementos de caráter etnográfico e bibliográfico, com o intuito de refletir de forma crítica acerca da prática em tela. Os resultados reafirmam a importância de se considerar as especificidades dos sujeitos e o contexto de ensino-aprendizagem no planejamento didático-pedagógico, incluindo a metodologia adotada, os materiais didáticos utilizados e as formas de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).