VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook

Autores

  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira Faculdade de Formação de Professores - UERJ
  • Marcela Martins de Melo Fraguas Colégio Universitário Geraldo Reis - UFF
  • Alana dos Santos Mariano Faculdade de Formação de Professores - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.69782

Palavras-chave:

Decolonialidade. Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Literatura. Livro Didático.

Resumo

Neste artigo, analisam-se, sob a ótica das perspectivas decoloniais, dois capítulos da primeira unidade do livro didático Práticas de Língua Portuguesa, de Faraco, Moura e Maruxo (2020). O objetivo do estudo é compreender criticamente as escolhas dos temas, textos e autores selecionados para o desenvolvimento das práticas de uso da língua por alunos do Ensino Médio. Parte-se do pressuposto de que tal seleção pode contribuir tanto para o reforço das estruturas da Matriz Colonial de Poder (QUIJANO, 2014) quanto para sua revisão/transformação crítica. Adotou-se a abordagem qualitativa e procedeu-se à análise documental do recorte selecionado, para tanto, buscou-se verificar o contexto em que o livro didático foi organizado, os autores citados, sua natureza e lógica interna (CELLARD, 2012).  Assim, fez-se um estudo do contexto de produção da obra didática selecionada, discutindo-se políticas públicas que enformam o ambiente educacional contemporâneo, especialmente a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da análise empreendida indicam a predominância de autores brancos europeus e, por consequência, a ênfase em perspectivas norteadas por valores eurocêntricos. Constatou-se que o repertório dos capítulos verificados não contribui para a ruptura com a Matriz Colonial de Poder e o combate a diferentes formas de discriminação e de segregação na sociedade.

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Faculdade de Formação de Professores - UERJ

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995). É professora adjunta do Departamento de Letras da FFP/UERJ e membro dos corpos docentes do Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS - FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN-FFP/UERJ). Atua principalmente nos seguintes temas: letramentos em perspectivas socioculturais, multimodais e críticas; formação de professores, justiça social e pedagogias decoloniais. É líder do grupo de pesquisa Formação de Professores, linguagens e justiça social (PROFJUS/FFP-UERJ). Bolsista do Programa PROCIÊNCIA UERJ desde agosto de 2020. Atualmente, desenvolve investigação de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob supervisão do Professor Doutor Boaventura de Souza Santos.

 

Marcela Martins de Melo Fraguas, Colégio Universitário Geraldo Reis - UFF

Pós-doutoranda na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa intitulada "Impactos das perspectivas decoloniais no ensino de Língua Portuguesa no Brasil". Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores, linguagens e justiça social (FFP-UERJ). Atualmente, é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense.

Alana dos Santos Mariano, Faculdade de Formação de Professores - UERJ

Estudante concluinte do curso de Letras (Português/Literaturas) na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), desenvolvendo, como orientanda, a pesquisa intitulada "Impactos das perspectivas decoloniais no ensino de Língua Portuguesa no Brasil". Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atriz, concluinte do curso de Artes Dramáticas pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, escola pública mais antiga da América Latina em funcionamento.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de, Fraguas, M. M. de M., & Mariano, A. dos S. (2022). VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook. Pensares Em Revista, (26), 115–136. https://doi.org/10.12957/pr.2022.69782

Edição

Seção

DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NO