VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.69782Palavras-chave:
Decolonialidade. Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Literatura. Livro Didático.Resumo
Neste artigo, analisam-se, sob a ótica das perspectivas decoloniais, dois capítulos da primeira unidade do livro didático Práticas de Língua Portuguesa, de Faraco, Moura e Maruxo (2020). O objetivo do estudo é compreender criticamente as escolhas dos temas, textos e autores selecionados para o desenvolvimento das práticas de uso da língua por alunos do Ensino Médio. Parte-se do pressuposto de que tal seleção pode contribuir tanto para o reforço das estruturas da Matriz Colonial de Poder (QUIJANO, 2014) quanto para sua revisão/transformação crítica. Adotou-se a abordagem qualitativa e procedeu-se à análise documental do recorte selecionado, para tanto, buscou-se verificar o contexto em que o livro didático foi organizado, os autores citados, sua natureza e lógica interna (CELLARD, 2012). Assim, fez-se um estudo do contexto de produção da obra didática selecionada, discutindo-se políticas públicas que enformam o ambiente educacional contemporâneo, especialmente a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da análise empreendida indicam a predominância de autores brancos europeus e, por consequência, a ênfase em perspectivas norteadas por valores eurocêntricos. Constatou-se que o repertório dos capítulos verificados não contribui para a ruptura com a Matriz Colonial de Poder e o combate a diferentes formas de discriminação e de segregação na sociedade.Downloads
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