EFEITOS INTERATIVOS DA REFORMULAÇÃO COMO FEEDBACK CORRETIVO NUMA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA / Interactive effects of recast as corrective feedback in a classroom of Portuguese as a foreign language
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.67666Palavras-chave:
Feedback corretivo. Eficiência. Reformulação. Efeito interativo. Português como língua estrangeira.Resumo
Estudos sobre o feedback corretivo (FC) nas aulas de língua têm sido desenvolvidos consideravelmente nas últimas décadas. Usando principalmente a abordagem quantitativa, muitos destes estudos calcularam a proporção de reações verbais suscitadas por diferentes tipos de FC para determinar a sua eficiência, sendo a reformulação considerada menos efetiva. Contudo, estes estudos raramente associam a sua eficiência ao contexto interativo em que surge o FC. Para preencher esta lacuna, o presente trabalho dedica-se a investigar os efeitos interativos da reformulação como FC do oral numa sala de aula de português como língua estrangeira no contexto de Macau. Orientada pela teoria de sociolinguística interacional (RIBEIRO; GARCEZ, 2002), que entende a língua como o lugar da construção do mundo e dos sujeitos, o objetivo principal desta investigação é descobrir como funciona a reformulação durante as interações professor-alunos e verificar se essa estratégia pedagógica é eficaz para facilitar o processo de ensino-aprendizagem por outras maneiras. As gravações audiovisuais são usadas para realizar uma pesquisa qualitativa sob o ponto de vista de microanálise etnográfica (ERICKSON, 1996). Os resultados apontam que embora a reformulação gere menos reação verbal por parte dos alunos, é efetiva em termos de manter a continuidade e abundância de interação do oral; e nesse sentido, a reação verbal discente não deve ser o único critério para avaliar a utilidade dos FCs.
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