LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues?
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.67048Palavras-chave:
Literatura. Literatura em Língua de sinais. Ensino.Resumo
A proposta do tema Literatura escrita e Literatura em língua de sinais, nasceu das aulas de Literatura na Pós-graduação em Ensino, tradução e Interpretação de Libras na UFRJ. O artigo em questão é fruto do trabalho final de curso. A presente pesquisa constitui-se por uma revisão bibliográfica de literatura e criação de uma proposta de ensino que dialoga entre o uso da Literatura em formato escrito e a natureza própria da Literatura em Língua de Sinais. As referências dialogam com Platão (427 a.C.), Santo Agostinho (354 d.C – 430 d. C.) até Stutton-Spence (2021) para tratar os conceitos teóricos das literaturas abordadas. O objetivo da pesquisa concentra-se em apresentar uma proposta de ensino de Literatura para surdos trabalhando com a Literatura escrita em língua portuguesa e a literatura em língua de sinais – Língua Brasileira de Sinais. O estudo investiga os conceitos acerca da literatura surda, literatura para os Surdos, verifica como foi abordado o ensino de Literatura para pessoas surdas. Principalmente, pretende-se, responder às perguntas qual é o lugar estabelecido pelo ensino de Literatura na Educação de pessoas Surdas, principalmente a partir do segundo segmento do ensino fundamental até o ensino médio, chegando ao ensino superior? Além de propor caminhos mais assertivos para a relação da pessoa surda com o mundo literário escrito por meio da leitura, interpretação textual e para o ensino de Literatura.Downloads
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