RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal

Autores

  • Rossana Alves Rocha INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)
  • Camila Lopes Nascimento INES/ Instituto Nacional da Educação de Surdos. Professora de E.B.T.T. PAÍS: Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6289-8571

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.66990

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Surdos. Produção textual. Retextualização.

Resumo

Este artigo se dedica a contribuir para a educação de surdos usuários de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a partir do levantamento reflexivo das práticas multimodais (KRESS, 2003; DIONÍSIO, 2005) realizadas durante uma experiência pedagógica interdisciplinar no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Este instituto atende alunos surdos em uma proposta bilíngue – ensino de Libras como primeira língua (L1) e ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) - e tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez. Esta investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por uma professora surda e uma professora ouvinte bilíngue em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental do departamento de educação básica do INES. Os resultados obtidos nesta pesquisa são maior conhecimento formal do tipo textual narrativo na LIBRAS e na língua portuguesa escrita e maior cooperação, interesse e participação dos alunos nas atividades em sala de aula.Com base principalmente nos autores Travaglia (1993) e Marcuschi (2010), defendemos a importância de atividades de produção textual em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de retextualização em língua portuguesa escrita, como estratégias produtivas de ensino, que despertam o interesse desses discentes bilíngues e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Rossana Alves Rocha, INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)

É professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Possui doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2016), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2011), pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2006). É pesquisadora do grupo Estudos em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura para Surdos. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, língua brasileira de sinais (LIBRAS), funcionalismo e construcionalização gramatical.

Camila Lopes Nascimento, INES/ Instituto Nacional da Educação de Surdos. Professora de E.B.T.T. PAÍS: Brasil.

Possui graduação em Letras Libras - Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e especialização em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação (2014). Trabalha no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde atuou como professora de Libras de 2014 a 2020 e como orientadora pedagógica de 2019 a 2020. A partir de 2021 até o momento atual, ocupa o cargo de coordenadora de administração escolar na mesma instituição.  Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Libras como L1 e estratégias de tradução.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Rocha, R. A., & Nascimento, C. L. (2022). RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal. Pensares Em Revista, 25(25), 12–33. https://doi.org/10.12957/pr.2022.66990

Edição

Seção

DOSSIÊ 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY A