LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA NO CHÃO DA ESCOLA: IMPACTOS E PRODUÇÕES / Black female authorship literature at schools: impacts and productions

Maria Betânia Almeida Pereira, Simone Ribeiro da Conceição

Resumo


O artigo aborda práticas de educação antirracista em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, com enfoque em atividades realizadas a partir do trabalho com produções literárias de autoras negras. As considerações tecidas resultam de diálogos com uma base teórica que inclui estudos de Nilma Lino Gomes (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), Djamila Ribeiro (2019), Regina Dalcastagnè (2012), Conceição Evaristo (2016, 2020), Aparecida de Jesus Ferreira (2014), Azoilda Loretto da Trindade (2008), dentre outros. Foram destacados dois movimentos de ações circunscritas no Estado do Rio de Janeiro. O primeiro é voltado ao compartilhamento de relato e reflexões sobre uma intervenção literária realizada em projeto desenvolvido e dedicado à educação antirracista, em uma escola pública do ensino fundamental, nos anos finais. O segundo diz respeito às atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública de São Gonçalo, com alunos do ensino médio. A partir da análise teórico-metodológica, afere-se que o estudo das produções literárias de autoria feminina negra contribui tanto para a reflexão crítica do sistema racista impregnado na sociedade brasileira, quanto para as potencialidades das identidades negras. Desta forma, espera-se que os relatos das atividades em sala de aula instiguem ações que promovam o debate em torno da literatura afro-brasileira.


Palavras-chave


autoria feminina negra; autoria feminina negra; literatura afro-brasileira; educação antirracista.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.62307

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