LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA NO CHÃO DA ESCOLA: IMPACTOS E PRODUÇÕES / Black female authorship literature at schools: impacts and productions

Autores

  • Maria Betânia Almeida Pereira Faculdade de Formação de Professores da UERJ
  • Simone Ribeiro da Conceição Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) https://orcid.org/0000-0003-0740-1248

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.62307

Palavras-chave:

autoria feminina negra, literatura afro-brasileira, educação antirracista.

Resumo

O artigo aborda práticas de educação antirracista em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, com enfoque em atividades realizadas a partir do trabalho com produções literárias de autoras negras. As considerações tecidas resultam de diálogos com uma base teórica que inclui estudos de Nilma Lino Gomes (2012), Eduardo de Assis Duarte (2014), Djamila Ribeiro (2019), Regina Dalcastagnè (2012), Conceição Evaristo (2016, 2020), Aparecida de Jesus Ferreira (2014), Azoilda Loretto da Trindade (2008), dentre outros. Foram destacados dois movimentos de ações circunscritas no Estado do Rio de Janeiro. O primeiro é voltado ao compartilhamento de relato e reflexões sobre uma intervenção literária realizada em projeto desenvolvido e dedicado à educação antirracista, em uma escola pública do ensino fundamental, nos anos finais. O segundo diz respeito às atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública de São Gonçalo, com alunos do ensino médio. A partir da análise teórico-metodológica, afere-se que o estudo das produções literárias de autoria feminina negra contribui tanto para a reflexão crítica do sistema racista impregnado na sociedade brasileira, quanto para as potencialidades das identidades negras. Desta forma, espera-se que os relatos das atividades em sala de aula instiguem ações que promovam o debate em torno da literatura afro-brasileira.

Biografia do Autor

Maria Betânia Almeida Pereira, Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Letras, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Doutorado em Letras, subárea Literatura Comparada e Mestrado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense, Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Atua nos Cursos de Graduação, Especialização e Mestrado Profissional em Letras, na FFP-UERJ. É editora chefe da Pensares em Revista e Coordenadora do Subprojeto Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Faz parte dos grupos de pesquisa: Caminhos da Literatura Brasileira – CNPq UFF; Formação de Professores, Linguagens e Justiça Social  - PROFJUS - , da FFP-UERJ.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Pereira, M. B. A., & da Conceição, S. R. (2021). LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA NO CHÃO DA ESCOLA: IMPACTOS E PRODUÇÕES / Black female authorship literature at schools: impacts and productions. Pensares Em Revista, (22), 92–114. https://doi.org/10.12957/pr.2021.62307