PRODUÇÕES EM LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS / Productions in language and ethnic-racial issues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.61808

Palavras-chave:

Educação Antirracista. Linguagem. Relações Étnico-Raciais

Resumo

O objetivo deste estudo é revisar produções científicas referentes à linguagem que foram publicadas em artigos indexados no portal da SciELO. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de busca eletrônica das publicações científicas indexadas, em cujo título constasse o descritor linguagem, e abrange os artigos publicados no Brasil no período de 2015 a 2020. Os dados subsidiaram a elaboração de planilhas que facilitaram a sistematização das informações coletadas da bibliografia sobre linguagem por meio de busca eletrônica. A proposta foi apreender quais assuntos e áreas do conhecimento têm sido abordadas com maior frequência nessas publicações e se os estudos têm discutido sobre relações étnico-raciais. Desse modo, discutiu-se acerca de linguagem e dos estudos sobre as relações étnico-raciais. Adotaram-se aportes teóricos dos estudos de racismo e linguagem (ZAVALA e BACK, 2017). Além da perspectiva da hermenêutica de profundidade (HP), de J.B. Thompson (2011), como referencial metodológico. A análise mostrou poucos estudos que relacionassem a linguagem ao contexto do debate étnico-racial. Sugere-se outras investigações que busquem problematizar acerca do tema da linguagem e racismo, linguagem e raça. 

Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista Silva, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais.

Doutor em Psicologia Social pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais, Univ Coimbra.(Projeto 725402 - POLITICS - ERC-2016-COG)

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Silva, M. A. B. (2021). PRODUÇÕES EM LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS / Productions in language and ethnic-racial issues. Pensares Em Revista, (22), 139–161. https://doi.org/10.12957/pr.2021.61808