“SER FELIZ NO VÃO” - NO TRÂNSITO ENTRE AS ESPACIALIDADES RACIALIZADAS, NOS TRENS DA RESISTÊNCIA! / “Be happy in the gap” - In transit between racialized spaces, on resistance trains!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.61362

Resumo

Resenha de 

SER feliz no vão: um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaços. Direção: Lucas H. Rossi dos Santos. Produção: Baraúna, Coletivo Preto e Quarentena Voadora. Coprodução: 9Oitavos. [S. l.]: 9Oitavos, 2020. Vimeo, 12min.

Ser feliz no vão” é uma crítica expressiva sobre as imbricações dos racismos nos espaços, desvelando a existência de um lugar e de um não-lugar. No entanto, Rossi constrói o curta tomando como chave interpretativa o vão. É no vão que ocorrem os deslocamentos, a resistência, a busca pela ocupação dos espaços por corpos pretos e periféricos. 

Biografia do Autor

Juliana de Souza Barbosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/PPGEdu

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/PPGEdu, integra o grupo de pesquisa Juventude, Escola, Território e Trabalho. (JETT). Mestra em Educação UNIRIO/PPGEdu. Especialização em Educação Básica no Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Graduação em Letras pela UERJ/FFP e Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Barbosa, J. de S. (2021). “SER FELIZ NO VÃO” - NO TRÂNSITO ENTRE AS ESPACIALIDADES RACIALIZADAS, NOS TRENS DA RESISTÊNCIA! / “Be happy in the gap” - In transit between racialized spaces, on resistance trains!. Pensares Em Revista, (22), 202–208. https://doi.org/10.12957/pr.2021.61362