“HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE” – SAMBA, ANTIRRACISMO E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / “Bedtime story for grown ups” – samba, anti-racism and pedagogy of multiliteracies in Portuguese language teaching

Autores

  • Karla Veloso de Carvalho Secretaria Municipal de Educação - SME - Prefeitura do Rio
  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0141-4008

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.61260

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta antirracista de ensino de Língua Portuguesa que compreende o samba, e, mais especificamente, o samba-enredo, como expressão cultural e ferramenta de resistência da população negra no Brasil, trazendo para a sala de aula “versos que o livro apagou” (G.R.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, 2019). O trabalho se organiza em três seções. Na primeira, discutem-se aspectos histórico-culturais do samba e seu papel na resistência ao racismo estrutural instaurado no Brasil (NOGUEIRA, 2006; MARTINS, 2005; SIMAS, S/D; LOPES, 2005 e 2006; MUNANGA e GOMES, 2007). Na segunda, reflete-se acerca das concepções antirracistas, fundamentando-se em Djamila Ribeiro (2019), Silvio Luiz Almeida (2019) e Nilma Lino Gomes (2007), que enfatizam a urgência da educação antirracista. A proposta de ensino apresentada neste artigo baseia-se em postulados da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020; MONTE-MÓR apud OLIVEIRA, 2019), dessa forma, considera o caráter sócio-histórico da língua/linguagem e de outros modos de significação, que se caracterizam pela dinamicidade e pela contínua reelaboração por seus usuários. A proposta estrutura-se em quatro dimensões: prática situada, instrução explícita, abordagem crítica e prática transformada, nas quais tematizam-se a letra do samba-enredo e o desfile da escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019, buscando contribuir para uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Karla Veloso de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação - SME - Prefeitura do Rio

Metre em Letras - Profletras FFP/UERJ

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

de Carvalho, K. V., & Oliveira, M. L. C. de. (2021). “HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE” – SAMBA, ANTIRRACISMO E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / “Bedtime story for grown ups” – samba, anti-racism and pedagogy of multiliteracies in Portuguese language teaching. Pensares Em Revista, (22), 115–138. https://doi.org/10.12957/pr.2021.61260