EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DE GRADUANDOS SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS E DE TRANSLINGUAGEM / Language education in the context of deaf undergraduates: contributions from decolonial and translanguage studies

Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos

Resumo


No presente trabalho, buscou-se descrever aspectos discursivo-gramaticais da escrita em Língua Portuguesa de indivíduos surdos, candidatos ao vestibular do Instituto Nacional de Educação de Surdos nos anos de 2016 e 2017. Pretende-se, com esse levantamento analítico de saberes já constituídos e aqueles por construir, fornecer uma descrição de sua escrita, de modo a auxiliar a práxis pedagógica no tocante ao desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção em português do Brasil escrito. Como caminho metodológico, procedeu-se à leitura de 100 redações, constituindo como corpus da pesquisa 54 redações, em virtude de 46 não apresentarem insumos consistentes em termos de construções linguísticas condizentes com o sistema da língua portuguesa. Assim, com base nos pressupostos da linguística do texto (KOCH, 2002, ADAM, 2011) conjugada aos preceitos da gramática normativa (AZEREDO, 2008, BECHARA 2000), objetivou-se não só mapear aspectos linguísticos de sua escrita, como também fazer uma releitura sobre sua prática discursiva, sob a ótica da translinguagem, rompendo com o construto de língua padrão, que invisibiliza e põe à margem tudo o que dela se afasta. A assunção desse posicionamento pretende deslocar o olhar preconceituoso sobre a produção proveniente de grupos minoritarizados (CAVALCANTI, 1999), pois parte da premissa que os dois idiomas, a língua portuguesa e a Libras, encontram-se à disposição do falante, conformando um sistema integrado (YIP;GARCIA, 2017). Desse modo, sob a influência da abordagem crítica fornecida pela perspectiva dos estudos de Decolonialidade pretende-se enfrentar as fronteiras impostas pelas relações de poder concernentes à produção do conhecimento.

Palavras-chave


educação linguística, surdos, decolonialidade, translinguagem

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.60549

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