EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DE GRADUANDOS SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS E DE TRANSLINGUAGEM / Language education in the context of deaf undergraduates: contributions from decolonial and translanguage studies
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.60549Palabras clave:
educação linguística, surdos, decolonialidade, translinguagemResumen
No presente trabalho, buscou-se descrever aspectos discursivo-gramaticais da escrita em Língua Portuguesa de indivíduos surdos, candidatos ao vestibular do Instituto Nacional de Educação de Surdos nos anos de 2016 e 2017. Pretende-se, com esse levantamento analítico de saberes já constituídos e aqueles por construir, fornecer uma descrição de sua escrita, de modo a auxiliar a práxis pedagógica no tocante ao desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção em português do Brasil escrito. Como caminho metodológico, procedeu-se à leitura de 100 redações, constituindo como corpus da pesquisa 54 redações, em virtude de 46 não apresentarem insumos consistentes em termos de construções linguísticas condizentes com o sistema da língua portuguesa. Assim, com base nos pressupostos da linguística do texto (KOCH, 2002, ADAM, 2011) conjugada aos preceitos da gramática normativa (AZEREDO, 2008, BECHARA 2000), objetivou-se não só mapear aspectos linguísticos de sua escrita, como também fazer uma releitura sobre sua prática discursiva, sob a ótica da translinguagem, rompendo com o construto de língua padrão, que invisibiliza e põe à margem tudo o que dela se afasta. A assunção desse posicionamento pretende deslocar o olhar preconceituoso sobre a produção proveniente de grupos minoritarizados (CAVALCANTI, 1999), pois parte da premissa que os dois idiomas, a língua portuguesa e a Libras, encontram-se à disposição do falante, conformando um sistema integrado (YIP;GARCIA, 2017). Desse modo, sob a influência da abordagem crítica fornecida pela perspectiva dos estudos de Decolonialidade pretende-se enfrentar as fronteiras impostas pelas relações de poder concernentes à produção do conhecimento.Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).