EXPLAIN ME THIS: RESENHA SOBRE A OBRA DE ADELE GOLDBERG (2019) / Explain me this: review on Adele Goldberg’s book (2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.53432

Palavras-chave:

Gramática das Construções, Aquisição L1/L2, Preempção Estatística, Competição s

Resumo

Resenha do livro Explain me This: Creativity, competition and partial productivity of constructions da Adele Goldberg

Biografia do Autor

Roberto Freitas Jr, UFRJ

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso (GCBU). Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). 

Karen Sampaio Braga Alonso

Professora Adjunta 40h DE do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Substituta Eventual do Diretor de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ (2018). Coordenadora do Grupo Discurso & gramática- UFRJ . Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Linguística pela UFRJ (2010) e pós-doutorado (visiting scholar) na área de Linguística na Universidade da Califórnia (Berkeley). Docente do Programa de Pös-graduação em Linguística da UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Letras da UFRJ (PROFLETRAS, disciplina: Gramática, variação e ensino). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: construcionalização; construção gramatical; Linguística Histórica, Linguística e Linguística Funcional.

Manuela Correa de Oliveira

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu Mestrado pela mesma instituição (2014), bem como sua dupla-graduação: Bacharelado (2010) e Licenciatura em Letras (2011), ambos na habilitação Português-Inglês. Desde 2007, atua como professora de língua inglesa no Rio de Janeiro e é examinadora de provas orais de proficiência inglesa. Atualmente efetiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atua como professora assistente de língua inglesa no Instituto de Aplicação da universidade. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa, uso de construções clivadas, tradução e variação em phrasal verbs transitivos. Seus interesses de pesquisa incluem: processos de gramaticalização, gramática de construções, linguística cognitiva e processos de mudança, variação, tradução, posicionamento de partículas em phrasal verbs e estudos comparativos. 

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Freitas Jr, R., Alonso, K. S. B., & de Oliveira, M. C. (2020). EXPLAIN ME THIS: RESENHA SOBRE A OBRA DE ADELE GOLDBERG (2019) / Explain me this: review on Adele Goldberg’s book (2019). Pensares Em Revista, (19). https://doi.org/10.12957/pr.2020.53432