ANÁLISE COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO “# SÓ QUE NÃO” / Cognitive analysis of the “# só que não” construction

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.52677

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Mesclagem Conceptual, Gramática de Construções, Ironia, Linguagem Virtual.

Resumo

Neste artigo, analisamos a construção “#SóQueNão”, empregada como recurso irônico em interações estabelecidas por meio de postagens escritas na muito utilizada rede social Facebook, gênero digital multimodal. Na rede social em questão, podemos notar grande frequência de uso da construção tema de nosso trabalho, principalmente sob a forma das hashtags “#SóQueNão” ou “#SQN”. Tomamos por base pressupostos teóricos ancorados na Linguística Cognitiva, sobretudo, a Gramática de Construções, de Goldberg (1995) e a Mesclagem Conceptual, de Fauconnier e Turner (2002). Busca-se mostrar que as extensões de sentido veiculadoras da ironia – entendida segundo Coulson (2001; 2005) – são fornecidas pragmaticamente, a partir do contexto de uso dessa expressão. A ironia é um recurso linguístico muito utilizado nos mais variados textos da modalidade escrita e oral. Acrescenta‑se, ainda, que ao utilizar tal recurso, o escritor/falante intenta dizer ao leitor/ouvinte o contrário do que diz, contradizendo ou mesmo invectivando, de algum modo, a si próprio ou ao outro. A análise revelou que “#SóQueNão”, além de marcar discursivamente o efeito de ironia, desempenha, nas porções textuais em que figura, o papel de gatilho para oposição das ideias apresentadas. Verficamos, também, que a real compreensão dos efeitos de sentido da construção “#SóQueNão” apenas se torna possível dentro de um dado contexto de uso, o que reitera, desse modo, a importância do cenário comunicativo.

Biografia do Autor

Tharlles Lopes Gervasio, Colégio Pedro II

É Doutor em Estudos de Língua pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar (FESL). Possui graduação em Letras - Português/ Inglês e respectivas literaturas (Licenciatura), pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Possui graduação em Letras - Português/ Grego (Bacharelado), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor efetivo de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II. Foi professor substituto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Já atuou como monitor de língua e cultura grega pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e como bolsista de iniciação científica pela FAPERJ. Já participou também, como estagiário voluntário, de projeto de Literatura Brasileira pela UERJ. Possui DELF - Diplôme d'Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) - nível B2, expedido pelo Ministério da Educação Nacional Francês e TKT - Teaching Knowledge Test (Exame de Conhecimento de Ensino), expedido pela Universidade de Cambridge. Participou do Conselho Editorial da Revista Gragoatá (com conceito Qualis A1), atuando, sobretudo, na área de revisão técnica. É integrante do grupo D&G (Discurso e Gramática), na UFF, que tem por finalidade promover discussões e produzir trabalhos na área de Linguística Funcional. Integra, ainda, o grupo CCO (Conectivos e Conexões de Orações) - UFF, que tem por interesse principal investigar não só o papel, o uso e a trajetória dos conectivos, mas também dos processos de conexão de orações segundo a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso. Faz, também, parte do grupo NELUC (Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição) - UERJ, o qual desenvolve pesquisas em Linguística Cognitiva e, ainda, do grupo LEPELL (Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura) - CPII, o qual promove estudos e reflexões sobre o ensino-aprendizagem das disciplinas Língua Portuguesa e Literatura. Já apresentou diversos trabalhos em eventos acadêmicos, tanto na área de Língua quanto na área de Literatura, bem como participou de vários minicursos. Tem boa experiência em Linguística e no ensino de Metodologias para a aprendizagem de línguas, assim como vivência nos ensinos público e privado.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Gervasio, T. L. (2020). ANÁLISE COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO “# SÓ QUE NÃO” / Cognitive analysis of the “# só que não” construction. Pensares Em Revista, (19). https://doi.org/10.12957/pr.2020.52677

Edição

Seção

LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS