METÁFORAS CONCEPTUAIS E FRAMES SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER COMO EPIDEMIA / Conceptual metaphors and frames on alzheimer's disease as an epidemic

Autores

  • Suelen Martins Faculdade Arnaldo

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.52391

Palavras-chave:

Metáforas conceptuais, Frames, Doença de Alzheimer, Epidemia

Resumo

Este artigo tem como objetivos mostrar, em dois corpora, formados por matérias brasileiras e norte-americanas on-line de divulgação científica, como ocorre o funcionamento dessas metáforas bem como evidenciar quais frames são observados na tessitura desses textos, por via de expressões linguísticas e de seus respectivos itens lexicais, uma noção da doença como uma epidemia. O arcabouço teórico é composto por textos que tratam das noções de metáfora conceptual, Lakoff e Johnson (1980), de metáfora primária, Grady (1997), de Semântica de frames, Fillmore (1982; 2006), frame e Doença de Alzheimer, Van Gorp e Vercruysse (2012), dentre outros. Para tanto, montamos um corpus composto por matérias de divulgação científica sobre a Doença de Alzheimer, publicadas em sites de jornais on-line brasileiros e norte-americanos e coletadas em um período entre janeiro de 2011 e julho de 2017. O tratamento dos dados é feito com o auxílio de metodologia de análise metafórica adaptada de Stefanowitschi e Gries (2006), tendo a ferramenta AntConc como apoio para seleção e compilação dos dados, assim como a FrameNet nos ajuda a compreender os frames. Concluímos preliminarmente que esses recursos cognitivos, presentes em nossa vida cotidiana, funcionam como ferramenta para resolver, em primeiro momento, o problema do léxico especializado, típico da instância especializada. Afirmamos que as metáforas epidêmicas dão noção de que a doença tem alto alcance e são essas metáforas e frames que chamam a atenção para a situação de calamidade pública relacionada à Doença de Alzheimer.

Biografia do Autor

Suelen Martins, Faculdade Arnaldo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2013), Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e graduada em Letras Português / Inglês e suas pesquisas literárias pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Dedique-se ao estudo de divulgação científica em matérias de jornais e revistas brasileiras e norte-americanas a partir dos aspectos que produzem essa prática textual, principalmente, nenhuma que seja a perspectiva das metáforas cognitivas utilizadas para esclarecer os estudos. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Colégio Arnaldo e professora titular da Faculdade Arnaldo nos cursos de Direito, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Martins, S. (2020). METÁFORAS CONCEPTUAIS E FRAMES SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER COMO EPIDEMIA / Conceptual metaphors and frames on alzheimer’s disease as an epidemic. Pensares Em Revista, (19). https://doi.org/10.12957/pr.2020.52391

Edição

Seção

LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS