TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA / Information and communication technologies in Portuguese Language education in High School: a literature review
Resumo
Este artigo objetiva apresentar a revisão de literatura de teses e dissertações que abordam a integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino da Língua Portuguesa na última etapa da educação básica, o ensino médio. Para isso, foram utilizadas duas bases de dados: Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as palavras-chave “tecnologias”, “língua portuguesa” e “ensino médio”, tendo como recorte temporal as publicações feitas entre 2013 e 2019. Após exclusão de textos coincidentes e seleção de trabalhos de interesse, foram analisados 22, sendo 18 dissertações e 4 teses. Os dados sinalizam que o número de produções relacionadas a essa temática nesse nível de ensino ainda é incipiente; a maioria das produções concentra-se nas regiões Sul e Sudeste; há prevalência de pesquisas que investigam o impacto do uso das TIC na prática do professor, bem como o desenvolvimento do letramento dos alunos em ambiente digital na perspectiva dos multiletramentos; o professor é a peça fundamental na condução desse processo de ensino e aprendizagem, sendo importante que tenha formação docente ou continuada para que os artefatos tecnológicos não sejam subutilizados no espaço escolar. Em tempos de pandemia, espera-se que este estudo possa contribuir não só para mostrar o panorama das pesquisas acadêmicas, mas também para subsidiar reflexões sobre o enorme desafio que tem se imposto na educação na atualidade marcada por linhas digitais em um Brasil tão desigual.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.51560
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