A TRANSFORMAÇÃO DAS TREVAS NA LITERATURA PRÉ-MODERNISTA

Sophia BEAL

Resumo


Resumo:

Este artigo aborda como a ideia de progresso enquanto eliminação das trevas emerge continuamente na renovação urbana e na literatura do Rio de Janeiro do início da década de 1900, particularmente no projeto de “bota-abaixo” do Prefeito Pereira Passos e na eletrificação da iluminação das ruas da cidade. Escritores recorrem à sugestiva tensão entre trevas e luz para explorar componentes simbólicos, morais, sociais e estéticos dos esforços de modernização do Rio de Janeiro. Retratos jornalísticos e ficcionais das transformações urbanas dessa cidade utilizam recursos literários tais como o antropomorfismo, hipérbole, ironia e fantasia para celebrar, questionar e desmistificar os projetos de iluminar melhor a capital. Por um lado, a iluminação elétrica das ruas tinha uma finalidade prática: tornar a locomoção noturna mais segura e fácil. Por outro, tinha uma finalidade estética: iluminar magnificentemente a cidade. Uma vez que representava tanto os ideais práticos quanto estéticos da reforma, a iluminação das ruas tornou-se uma sinédoque do esforço de modernização.

Palavras-chave: Lima Barreto. João do Rio. Olavo Bilac. Rio de Janeiro.

Abstract:

This article focuses on how the idea of progress as the elimination of darkness continually arises in Rio de Janeiro‟s urban renewal and literature of the early 1900s, particularly with regard to Mayor Pereira Passos‟s bota-abaixo project and the electrification of the city‟s streetlights. Writers draw on the suggestive tension between darkness and light to explore symbolic, moral, social and aesthetic components of Rio de Janeiro‟s modernization efforts. Journalistic and fictional portrayals of Rio de Janeiro‟s urban transformations use literary devices such as anthropomorphism, hyperbole, irony and fantasy to celebrate, question and demystify efforts to better light the capital. On one hand, electric streetlight had a practical purpose: to make nighttime travel safer and easier. On the other, it had an aesthetic purpose: to dazzlingly illuminate the city. Since it represented both the practical and aesthetic ideals of the reform, streetlight became a synecdoche of the modernization effort.

Keywords: Lima Barreto. João do Rio. Olavo Bilac. Rio de Janeiro.


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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2012.4804

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