O MAL-ESTAR DE ISAÍAS: A CRISE DO ROMANCE EM LIMA BARRETO

Autores

  • Carmem Lúcia Negreiros de FIGUEIREDO Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2012.4801

Resumo

Resumo:

O artigo analisa o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1907), de Lima Barreto (1881-1922), que anuncia a crise na capacidade de narrar, a partir da suspeita sobre a linguagem, com temporalidade complexa e questionamento da noção de subjetividade. O romance apresenta profunda crítica à ideia da essência lógica e racional de sujeito e de uma escrita capaz de transcrevê-la.

Palavras-chave: Lima Barreto. Romance. Crise.

Abstract:

The article analyzes the novel Recordações do escrivão Isaías Caminha, written by Lima Barreto (1881-1920), which announces the crisis in the ability to narrate by means of suspicion about language, with complex temporality and the questioning of the notion of subjectivity. The novel presents a profound criticism to the idea of the logical and rational essence of subject and of writing as incapable of transcribing it.

Keywords: Lima Barreto. Novel. Crisis.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Negreiros de FIGUEIREDO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra e Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa sobre o escritor brasileiro Lima Barreto. Atualmente é Professora Associada de Teoria da Literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora de Lima Barreto e o sonho republicano (Tempo Brasileiro, 1995), Trincheiras de sonho: ficção e cultura em Lima Barreto (Tempo Brasileiro, 1998) e organizadora, junto com Antonio Houaiss, do volume Lima Barreto, da Coleção Archives / UNESCO (1997). Atua na área de Letras com ênfase em Teoria da Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

FIGUEIREDO, C. L. N. de. (2012). O MAL-ESTAR DE ISAÍAS: A CRISE DO ROMANCE EM LIMA BARRETO. Pensares Em Revista, (1). https://doi.org/10.12957/pr.2012.4801

Edição

Seção

Artigos