EM BUSCA DE NOVOS DESIGNS PEDAGÓGICOS: ETNOGRAFIA E A CO-CONSTRUÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA / In search of new pedagogical designs: ethnography and the co-construction of knowledge networks in a language teaching education program

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.41963

Palavras-chave:

Formação de Professores. Letramentos. Etnografia na Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns movimentos rizomáticos produzidos por um professor outsider em ecologias sociais, culturais e educacionais outras. A desterritorialização desse professor ocorre no ano de 2018 quando ele é reterritorializado em um curso de formação de professores de línguas. A partir de algumas de suas leituras, realizadas por meio de olhares etnográficos em interação com sujeitos outros, inicia-se a co-construção de redes de conhecimento e de novos designs pedagógicos com a finalidade de contemplar processos de Educação, Ensino e Aprendizagem de línguas e linguagens. Em um primeiro momento será discutida a abordagem ecológica da agência (BIESTA; TEDDER, 1997) e a importância da etnografia em estudos culturais e sociais (GEERTZ, 1973), por seu potencial em desestabilizar hierarquias de controle e poder (McCARTY, 2018) diante de redes de conhecimento local co-construídas por sujeitos outros. Em seguida, serão descritos como alguns designs pedagógicos têm sido co-construídos, dentro e fora dos muros do campus universitário, na tentativa de realizar alguns movimentos de integração entre a universidade e a comunidade escolar, alguns professores e seus alunos, e docentes e discentes do curso de licenciatura em letras (SOUZA SANTOS, 2011). Por fim, apontaremos alguns resultados, ainda que parciais, resultantes desses movimentos etnográficos e pedagógicos. Espera-se, assim, que possamos compartilhar e refletir sobre as nossas práticas pedagógicas de maneira a atuarmos mais criticamente nas comunidades em que vivemos e com as quais compartilhamos as várias redes e espirais de conhecimento em co-construção com o outro.

Biografia do Autor

Ricardo Toshihito Saito, Universidade Federal da Bahia Universidade de São Paulo

Ricardo Toshihito Saito, professor em contínua formação na Universidade Federal da Bahia, investiga questões relacionadas à Formação de Professores, Letramentos e Tecnologias com suas alunas e alunos do curso de Licenciatura em Letras e professoras da rede pública de ensino da cidade de Salvador, Bahia. Bacharel em Linguística, Licenciado em Pedagogia e Letras e Mestre em Letras, é atualmente doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo, cuja pesquisa contempla a co-construção de redes de conhecimento e designs pedagógicos outros em cursos de formação continuada de professores de línguas, letramentos e tecnologias.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Saito, R. T. (2019). EM BUSCA DE NOVOS DESIGNS PEDAGÓGICOS: ETNOGRAFIA E A CO-CONSTRUÇÃO DE REDES DE CONHECIMENTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA / In search of new pedagogical designs: ethnography and the co-construction of knowledge networks in a language teaching education program. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.41963

Edição

Seção

Dossiê 15: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS