GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS: PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE MOMENTOS DE CRITICIDADE EMERGENTES DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL / Goldilocks and the three bears: practices and reflections on moments of criticism emerging from reading a story book
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação em andamento e tem como objetivo principal verificar em que medida a leitura e atividades relacionadas à história Goldilocks and the Three Bears1 pode contribuir para a emergência de momentos de criticidade em uma aula de Língua Inglesa para crianças. Para tal, nos baseamos nas leituras de autores relevantes na área, como Monte Mór (2013), Rojo (2005), Jordão (2013), Menezes de Souza (2011), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa com característica etnográfica que se deu em uma turma de 22 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Terenos – MS. A coleta dos dados foi feita por meio de diário escrito pela professora e pesquisadora deste estudo; produções dos alunos; bem como gravações de áudio. Este estudo destaca uma ferramenta que pode ser utilizada por professores de inglês no Ensino Fundamental e não somente na educação pública. A utilização de textos pertecentes ao universo da criança mostrou-se como um instrumento de diálogo sobre questões cotidianas e reais na sociedade. A emergência de práticas e reflexões sobre Letramentos Críticos esteve presente nas discussões entre professora e alunos, o que comprova a possiblidade de se estabelecer uma leitura crítica com as crianças.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.39807
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