LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida

Autores

  • Katia Bruginski Mulik Universidade de São Paulo
  • Elaine Íris dos Reis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38953

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Habitus, Desconstrução, Ensino de Língua Estrangeira.

Resumo

Este artigo aborda a noção de letramento como proposta educacional tendo em vista as mudanças ocasionadas pela globalização nas relações culturais, econômicas, sociais e tecnológicas que demandam novos papéis do professor no espaço escolar. Trata-se de um estudo de caráter teórico no qual nos voltamos para a noção de Letramento Crítico (LC) no contexto do ensino de línguas estrangeiras, relacionando-a com o arcabouço teórico de Jacques Derrida e Pierre Bourdieu e suas discussões filosóficas como desconstrução e habitus. Entendemos que tais discussões podem contribuir auxiliando a se repensar sobre as práticas educacionais contemporâneas partindo da discussão de noções sobre significação, linguagem, interpretação e construção de sentido (MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013). O ensino de língua estrangeira (LE), pela perspectiva do LC, implica um trabalho pedagógico voltado para práticas de leituras do mundo e de diferentes discursos de forma cuidadosa, levando em conta o papel ativo do leitor na construção desses sentidos dentro e fora da escola, visando a formação crítica dos alunos. O ambiente de aprendizagem deve ser pensado como um espaço de conhecimento construído mediante negociação aberta e permanente desses sentidos. Concluímos que as teorias dos já citados filósofos podem trazer contribuições significativas para aqueles que estudam o desenvolvimento da criticidade no ensino de língua estrangeira. 

Biografia do Autor

Katia Bruginski Mulik, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP); professora de língua inglesa na Educação Básica (SEED-PR).

Elaine Íris dos Reis, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Mulik, K. B., & dos Reis, E. Íris. (2019). LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38953

Edição

Seção

Dossiê 15: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS