FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching

Autores

  • Andrea Machado de Almeida Mattos Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3190-7329
  • Leina Jucá Universidade Federal de Ouro Preto
  • Míriam Lúcia dos Santos Jorge Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666

Palavras-chave:

formação de professores, ensino crítico de línguas, justiça social

Resumo

Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados de pesquisas e propostas de atuação de integrantes do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, filiado ao Projeto Nacional de Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Primeiramente faremos uma rápida retrospectiva da área de formação de professores e discutiremos questões voltadas para o ensino crítico de línguas, já que estas têm sido o foco das pesquisas realizadas pelo núcleo. Depois, serão discutidos trabalhos realizados por membros do núcleo envolvendo a formação inicial de professores, a formação continuada e o ensino de línguas dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, buscando desenvolver um senso de responsabilidade em relação a questões críticas em nossa sociedade atual. Nos três casos, as pesquisas e propostas foram sempre realizadas dentro da perspectiva crítica para o ensino de línguas, perspectiva essa adotada pelo Projeto Nacional. Por fim, concluímos o texto, argumentando que os programas de formação de professores precisam criar espaços para os professores repensarem suas práticas e desenvolverem novas atitudes e perspectivas que lhes permitam atuar criticamente pela construção de sociedades menos injustas e menos desiguais.

Biografia do Autor

Andrea Machado de Almeida Mattos, Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP), com período de Doutorado Sanduiche na University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá. É Professora Adjunta da Faculdade de Letras da UFMG desde 2002, onde leciona língua inglesa e linguística aplicada para alunos de graduação e pós-graduação. Durante o ano de 2014, cumpriu período de pós-doutoramento na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira, Pesquisa Narrativa, Novos Letramentos e Formação de Professores e Educação Crítica de Línguas Estrangeiras.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Mattos, A. M. de A., Jucá, L., & Jorge, M. L. dos S. (2019). FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666

Edição

Seção

Dossiê 15: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS