ESTUDO COMPARATIVO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS (BRASIL – FRANÇA) / Comparative study of teacher training programs for schooling of the deaf (Brazil – France)

Autores

  • Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.35200

Palavras-chave:

formação de professores, escolarização de surdos, estudo comparado, educação inclusiva, bilingüismo

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa de pós-doutorado realizado na Université Paris Descartes em 2017/2018. Esta teve por finalidade discutir a formação de professores para atuar na escolarização de surdos, usando como metodologia o estudo comparado entre o Brasil e a França. Nossas análises se fundamentaram em documentos legais, documentos institucionais, entrevistas e observação. Através desta pesquisa foi possível identificar e analisar as principais instituições, brasileiras e francesas, que propõem uma formação de professores para atuar com surdos. Alguns aspectos se destacaram nas análises: a existência de um número pequeno de programas de formação de professores, muito aquém da necessidade destes dois países, dado o modelo de inclusão presente em ambos; o lugar que ocupa a língua de sinais nas propostas de formação, já que em algumas ela é inexistente e em outras ela é colocada como ponto crucial e a importância consagrada a temas centrais nos estudos do campo da surdez, tais como: especificidade lingüística, cultura surda, identidade surda e bilingüismo, questões estas que são tratados com maior ou menor foco nas experiências estudadas. Neste artigo optamos por apresentar apenas dois programas de formação: o primeiro de uma instituição brasileira, presente em todo o território nacional e uma instituição francesa, esta responsável pela formação dos professores da educação pública de todo o país.     

Biografia do Autor

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pós Doutorado em Educação (em curso), Université Descartes Paris (2017/2018). Doutora em Educação pela UNICAMP (2009). Mestre em Ciências da Educação pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1997).Possui graduação em Pedagogia também pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1995). Foi professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (1990 - 2007). Atuou também no Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, como assessora técnica. Atualmente é Professora do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sua produção acadêmica e campo de pesquisa têm sido marcados por três temáticas principais: a escolarização em tempo integral, os Centros Integrados de Educação Pública (RJ) e a formação dos professores. Tem ministrado aulas nas áreas da didática, da formação docente e da pesquisa em educação e ainda vem supervisionando os estágios curriculares dos cursos de graduação em Pedagogia. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Silva, Y. R. de O. C. da. (2018). ESTUDO COMPARATIVO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS (BRASIL – FRANÇA) / Comparative study of teacher training programs for schooling of the deaf (Brazil – France). Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.35200

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos