"A HISTÓRIA DELES ME ENCANTOU": PERCURSOS PROFISSIONAIS DA DRA. WILMA FAVORITO / “Their story enchanted me”: Dr. Wilma Favorito professional paths

Autores

  • Wilma Favorito Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Valéria Campos Muniz Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.35095

Resumo

Entrevista com a Dra. Wilma Favorito, por Valéria Campos Muniz.

Biografia do Autor

Wilma Favorito, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Wilma Favorito possui mestrado em Letras pela PUC- RJ (1996) e doutorado em Linguística Aplicada, com área de concentração em Educação Bilíngue, na Unicamp (2006). É professora adjunta do Instituto Nacional de Educação de surdos[1] (INES), onde coordena o projeto de pesquisa, Manuário Acadêmico,junto com Janete Mandelblatt. Além desse projeto, integra o grupo de trabalho, “Transculturalidade, Linguagem e Educação”, filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). No INES, foi diretora do Departamento de Ensino Superior entre os anos de 2011 a 2015, tendo trabalhado em seu colégio de Aplicação até 2007. Suas áreas de atuação englobam Linguística Aplicada, Letras, Educação, Educação Inclusiva e Estudos Surdos. Profissional atuante na área da surdez, participou da elaboração do Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue, elaborado no ano de 2014. Tem várias publicações e artigos na área da surdez.

[1] Órgão do Ministério de Educação que tem a missão de desenvolver e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, além de subsidiar a Política Nacional de Educação. (site do INES)

Valéria Campos Muniz, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Língua Portuguesa (2013) e mestre Língua Portuguesa, (1997) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES durante o Doutorado. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa como L2 - 40 horas com dedicação exclusiva - do INES.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Favorito, W., & Muniz, V. C. (2018). "A HISTÓRIA DELES ME ENCANTOU": PERCURSOS PROFISSIONAIS DA DRA. WILMA FAVORITO / “Their story enchanted me”: Dr. Wilma Favorito professional paths. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.35095