PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Leila Lopes Gouveia

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a produção escrita de três alunos surdos do Ensino Médio em escolas inclusivas no Rio de Janeiro. Mostra também a importância de o professor estimular a leitura e usar estratégias de ensino de LP escrita, principalmente, por meio de recursos visuais e pela ativação do conhecimento prévio e de conhecimento de mundo, em Libras, primeiramente, de modo que o aluno tenha argumentos para desenvolver a escrita de forma eficiente. A temática sobre ensino de leitura e escrita para alunos surdos teve como base pesquisas sobre ensino de LP como L2 (LODI, 2004; PEREIRA, 2007; CRUZ, 2016, entre outros) e foi realizado um estudo de caso (GIL, 2002; 2008). Os resultados mostram que as diferentes estratégias utilizadas com os alunos interferiram diretamente na produção escrita dos aprendizes. Mostram também que a produção escrita do aluno surdo é resultado do processo de construção para atingir o amadurecimento linguístico na compreensão e produção textual.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Alunos surdos; Libras; Língua Portuguesa escrita; Ensino Médio

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2018.33935

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