PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study

Autores

  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES
  • Leila Lopes Gouveia secretaria municipal de ensino do RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33935

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Alunos surdos, Libras, Língua Portuguesa escrita, Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção escrita de três alunos surdos do Ensino Médio em escolas inclusivas no Rio de Janeiro. Mostra também a importância de o professor estimular a leitura e usar estratégias de ensino de LP escrita, principalmente, por meio de recursos visuais e pela ativação do conhecimento prévio e de conhecimento de mundo, em Libras, primeiramente, de modo que o aluno tenha argumentos para desenvolver a escrita de forma eficiente. A temática sobre ensino de leitura e escrita para alunos surdos teve como base pesquisas sobre ensino de LP como L2 (LODI, 2004; PEREIRA, 2007; CRUZ, 2016, entre outros) e foi realizado um estudo de caso (GIL, 2002; 2008). Os resultados mostram que as diferentes estratégias utilizadas com os alunos interferiram diretamente na produção escrita dos aprendizes. Mostram também que a produção escrita do aluno surdo é resultado do processo de construção para atingir o amadurecimento linguístico na compreensão e produção textual.

Biografia do Autor

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L1 E L2 NO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DO INES

PROFESSORA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO DA UFF

Leila Lopes Gouveia, secretaria municipal de ensino do RIO DE JANEIRO

PROFESSORA E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUES

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

Cruz, O. M. de S. e S. da, & Gouveia, L. L. (2018). PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33935

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos