UM MODERNISTA BRASILEIRO NAVEGANDO PELAS ÁGUAS DO RIO DA PRATA / A Brazilian modernist sailing la Plata River

Autores

  • Mônica Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33884

Palavras-chave:

Alcântara Machado, civilização, crônica, Rio da Prata.

Resumo

Em 1935, a convite do jornal argentino Crítica, organiza-se a visita de uma comitiva de intelectuais brasileiros à região do Rio da Prata. Dentre os intelectuais convidados, encontrava-se o escritor António Castilho de Alcântara Machado d’Oliveira, um dos protagonistas do movimento modernista. A partir desta, que foi sua última viagem internacional, publicou-se uma série de artigos para o Diário da Noite e O Jornal. Discutem-se, neste artigo, as imagens construídas sobre a região rio-platense pelo jornalista paulistano. Nota-se um texto dissonante da representação construída, por exemplo, pelos próprios colaboradores do periódico Crítica, publicação promotora da viagem. Enquanto jornalistas como Roberto Arlt descrevem uma Buenos Aires babélica e marginal, o escritor brasileiro se detém em tópicos construtores da nacionalidade argentina e delineia uma imagem ordeira para o espaço urbano. A fim de abordar o conceito de civilização e a visão refratária do modernista sobre o fenômeno urbano bonaerense, parte-se do estudo de Beatriz Sarlo (2010), cujo conceito de cultura de mescla traduz o processo complexo de modernização na Argentina e o processo de expansão do mercado cultural.

Palavras-chave:Alcântara Machado, civilização, crônica, Rio da Prata.

Biografia do Autor

Mônica Gomes da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Letras Português-Espanhol, na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Letras, Subárea Literatura Brasileira e Teorias, na mesma instituição. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense como bolsista ReUni. Atuação na modalidade Pré-Vestibular com as disciplinas Espanhol e Literatura Brasileira. Experiência docente em níveis Fundamental, Médio e Superior com as disciplinas Português, Espanhol e Literatura Brasileira e tutora a distância da disciplina Literatura Brasileira III pelo convênio CEDERJ-UFF. Atualmente, trabalha como Professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFRB. Participa e coordena o grupo de pesquisa LEIA.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Gomes da Silva, M. (2018). UM MODERNISTA BRASILEIRO NAVEGANDO PELAS ÁGUAS DO RIO DA PRATA / A Brazilian modernist sailing la Plata River. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33884