COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network

Autores

  • Valeria Fernandes Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-2184-1314
  • Sandra Pereira Bernardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33827

Palavras-chave:

Libras, Linguística Cognitiva, Rede de Espaços Comunicativos Básicos,

Resumo

Compreendendo a Língua Brasileira de Sinais como parte do artefato cultural do povo surdo, analisa-se um cartum que expressa uma comunicação com sinais da Língua Brasileira de Sinais, língua viso-espacial, à luz da Rede de Espaços Comunicativos Básicos (RECB) de Ferrari e Sweetser (2012). Esse modelo pode ser aplicado ao estudo de situações comunicativas, para modelar a representação do uso da língua, de modo a colaborar com a descrição do funcionamento linguístico e pragmático da Libras. Além da RECB, foram tomadas como fundamentação as seguintes propostas teóricas: Teoria de Espaços Mentais de Fauconnier (1985), no que tange aos primitivos discursivos - Espaço Base, Espaço Foco, Espaço Ponto de Vista e Espaço Evento, com base em Cutrer (1994) e a Teoria dos Espaços Mentais na visão de Sanders, Sanders e Sweetser (2009). Compreende-se que essa é uma ferramenta que descreve as situações comunicativas, quer seja em línguas orais, conforme os estudos basilares tomados como pressupostos, quer seja em língua de sinais, como é a proposta deste estudo. Após a análise, foi possível perceber que o modelo de RECB, por meio dos espaços metatextual, metalinguístico, epistêmico, atos de fala e espaço real, possibilitou a descrição de aspectos interacionais e cognitivos subjacentes à ação comunicativa expressa no cartum.

Biografia do Autor

Valeria Fernandes Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora assistente de Libras/Literatura Surda do Departamento de Letras/Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestre em linguística (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) com pesquisa sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Especialista em Língua Portuguesa (Faculdades Simonsen) e em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Universidade Paulista - UNIP). Graduação, licenciatura em Letras, Português/Inglês e Português/Literatura (Faculdades Simonsen). Coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ e coordenadora das atividade de extensão da UFRJ "Curso de Libras: processos linguístico-cognitivos em sinais" e "Libras para todos (EAD)". Atualmente, desenvolve pesquisa sobre processos cognitivos em línguas de sinais. 

Sandra Pereira Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora agregada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Exerce atividade docente nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Produção Textual.

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

Nunes, V. F., & Bernardo, S. P. (2018). COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33827

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos