LENDO PELO OLHO MÁGICO / Reading through the magical eye

Maria Cecília Mollica, Andreia Cardozo Quadrio, Hadinei Ribeiro Batista, Mariângela Maia, Marisa Leal

Resumo


O presente artigo traz reflexões no âmbito do letramento escolar e social na era da cibercultura. Composto de várias seções, as discussões perpassam o impacto das tecnologias digitais na formação do sujeito leitor, na complexidade e amplitude dos níveis de letramento, bem como provoca reflexões quanto à veracidade das múltiplas vozes que discursam na internet  e nas redes sociais. De forma mais estreita com o trabalho escolar, o texto aborda a utilização da tecnologia como fonte do saber, apontando conexões com o domínio da matemática e  com o desafio atrelado às habilidades de leitura de textos multimodais. Por fim, o artigo ressalta a importância do letramento tecnológico como parte do ensino da produção textual na educação básica, mostrando que, embora os jovens apresentem ter notório domínio das diversas tecnologias, muitos saberes precisam ser construídos para que eles sejam, de fato, letrados na era digital.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: letramento escolar; letramento tecnológico; era digital.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.33435

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005