LENDO PELO OLHO MÁGICO / Reading through the magical eye

Autores

  • Maria Cecília Mollica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Andreia Cardozo Quadrio Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Hadinei Ribeiro Batista Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Mariângela Maia UFRJ
  • Marisa Leal UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33435

Palavras-chave:

Palavras-chave, letramento escolar, letramento tecnológico, era digital.

Resumo

O presente artigo traz reflexões no âmbito do letramento escolar e social na era da cibercultura. Composto de várias seções, as discussões perpassam o impacto das tecnologias digitais na formação do sujeito leitor, na complexidade e amplitude dos níveis de letramento, bem como provoca reflexões quanto à veracidade das múltiplas vozes que discursam na internet  e nas redes sociais. De forma mais estreita com o trabalho escolar, o texto aborda a utilização da tecnologia como fonte do saber, apontando conexões com o domínio da matemática e  com o desafio atrelado às habilidades de leitura de textos multimodais. Por fim, o artigo ressalta a importância do letramento tecnológico como parte do ensino da produção textual na educação básica, mostrando que, embora os jovens apresentem ter notório domínio das diversas tecnologias, muitos saberes precisam ser construídos para que eles sejam, de fato, letrados na era digital.

 

Biografia do Autor

Maria Cecília Mollica, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Formada em Licenciatura em 1971 e em Mestre em 1977 também na PUC-RIO, onde lecionou durante 15 anos. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ, Instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística desde 2003. Desenvolveu pós doutoramento na UnB. Deste o início da carreira, ocupa cargos administrativos e de representação. Já em 90, passou a atuar na Pós-Graduação como docente permanente do Programa POSLING. Posteriormente, atuou também no PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ e coordenou o PROFLETRAS/polo/UFRJ. É pesquisadora I do CNPq, Bolsista do Nosso Estado pela FAPERJ e responsável pelos Programas PDJ/CNPq e PNPD/CAPES, supervisionando estágio de pós doutoramento. Formou mais de uma geração de mestres e doutores, alguns dos quais já Titulares ocupando cargos de liderança em diversas Instituições de Ensino Superior. Foi líder de Pesquisa do PROGRAMA DE ESTUDOS SOBRE O USO DA LÍNGUA até 2016. Foi Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ e Presidente da ABRALIN. Publicou inúmeros artigos em anais, periódicos científicos, no país e no exterior, além de livros e capítulos de livros em co-autoria e mono autorais na área das linguagens. Transita em fronteiras do conhecimento que envolvem a Faculdade da Linguagem Humana, Linguagens artificiais, Saúde e Educação. Além de pesquisa básica, desenvolve pesquisa aplicada no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação, no âmbito do Paradigma da Escola Inclusiva.

Andreia Cardozo Quadrio, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, participa do núcleo de pesquisa Variação e Mudança Linguística pela UFRJ. Atuou como co-orientadora de grupo de pesquisa de iniciação científica, pela UFRJ, no Ensino Médio. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis(2008) e em Gestão Escolar pelo centro Universitário Senac (2015). Formou-se em graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Atualmente é professora na Secretaria de Estado de educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística e ensino, sociolinguística e construções da escrita de sujeitos típicos e atípicos.

Hadinei Ribeiro Batista, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Pós-doutorando em Filologia e Língua Portuguesa: produção e revisão textual na educação básica pela Universidade de São Paulo (USP/2018). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possui mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), graduação em Português - Licenciatura (2008) e Bacharelado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). É membro do Grupo de Pesquisa CNPQ: História Social do Português e do Núcleo de Pesquisas em Variação e Mudança Linguística, da UFMG. Atualmente, é membro e presta assessoria ao projeto Da Crença à Realidade: Linguagens, Tecnologias e Inovação financiado pela FAPERJ, da UFRJ. Trabalha no desenvolvimento de tecnologia para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da produção e revisão textual na educação básica e superior. Atuou como pesquisador visitante em Lancaster University-UK, onde desenvolveu pesquisa sobre construção de cybercorpora, educação e identidade social. Tem interesse em Sociolinguística, Linguística de Corpus, Identidade Social, Tecnologia Educacional, Linguagem, Inovação e Tecnologia e em processamento cognitivo da linguagem: recepção e produção. E-mail: hadinei@gmail.com.

Mariângela Maia, UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação (2013) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1990), graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado em Odontologia (Odontologia Social - Saúde Coletiva) pela Universidade Federal Fluminense (1997).Foi cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Teresópolis (1991-1994), chefe da Clínica de Odontologia Social da Odontoclínica Central do Exército (1997-2000), Coordenadora dos Programas de Atenção Básica e Coordenadora de Educação Continuada do Centro de Estudos do Pam Cavalcanti (2009-2010), Assessora Técnica em Saúde do CIESZO (2003), da OSS Viva Comunidade(2010) e da OSS Fibra (2011). Cirurgiã-dentista no Espaço Comunitário de Saúde Básica do SESI - RJ, de abril de 2012 a março de 2014. Especialista em Implantação de Projetos na Gerência de Odontologia e Saúde do SESI/Sistema FIRJAN (setembro de 2014 - novembro 2015). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Odontologia da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2001-2003, 2007-atual) Tem experiência na área de Odontologia e Saúde Coletiva. 

Marisa Leal, UFRJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, alfabetização de jovens e adultos, matemática, alfabetização e educação matemática.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Mollica, M. C., Quadrio, A. C., Batista, H. R., Maia, M., & Leal, M. (2018). LENDO PELO OLHO MÁGICO / Reading through the magical eye. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33435