OLHARES SUBJETIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO / Subjective views on literacy

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Angélica Freire de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33434

Palavras-chave:

Aprendizagem. Alfabetização. Subjetividade. Leitura. Escrita.

Resumo

A reflexão apresentada nesse estudo parte da necessidade de aproximar o processo de aprendizado da leitura e da escrita – etapa formalmente estabelecida pela escola como alfabetização – e aspectos subjetivos da linguagem, nos quais se inclui a percepção do homem como sujeito de si, em sua historicidade, por meio da aquisição da língua escrita. Nessa percepção, esse fato acarreta uma mudança identitária, pragmática e sociocultural do sujeito que, imerso em uma pluralidade de vivências e de experiências de vida – letramentos sociais – singulariza-se e dá significado ao mundo por meio de resquícios de escrita. A demonstração desse aspecto parte de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa e dialógica, evidenciando que a intervenção sobre o tema será apenas de caráter teórico-filosófico, ainda que, construída sob experiências empíricas vivenciadas pelo pesquisador, no exercício da docência e no trabalho pedagógico com o ensino da língua em sala de aula. Um olhar subjetivo para a alfabetização permite compreendê-la, portanto, como etapa básica e fundamental na formação do indivíduo, que assume uma autoria, discursivamente e socialmente, por meio da linguagem; de tal modo, perceber os meandros e as interfaces subjetivas, que permeiam essa fase de aprendizagem, é agregar valores humanos, conceituais e atitudinais para a melhoria das práticas de ensino.

 

 

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016) e 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio no Instituto Dom Barreto (IDB). Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

Maria Angélica Freire de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância - SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Lima, F. R., & Carvalho, M. A. F. de. (2018). OLHARES SUBJETIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO / Subjective views on literacy. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33434