OLHARES SUBJETIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO / Subjective views on literacy
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33434Palabras clave:
Aprendizagem. Alfabetização. Subjetividade. Leitura. Escrita.Resumen
A reflexão apresentada nesse estudo parte da necessidade de aproximar o processo de aprendizado da leitura e da escrita – etapa formalmente estabelecida pela escola como alfabetização – e aspectos subjetivos da linguagem, nos quais se inclui a percepção do homem como sujeito de si, em sua historicidade, por meio da aquisição da língua escrita. Nessa percepção, esse fato acarreta uma mudança identitária, pragmática e sociocultural do sujeito que, imerso em uma pluralidade de vivências e de experiências de vida – letramentos sociais – singulariza-se e dá significado ao mundo por meio de resquícios de escrita. A demonstração desse aspecto parte de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa e dialógica, evidenciando que a intervenção sobre o tema será apenas de caráter teórico-filosófico, ainda que, construída sob experiências empíricas vivenciadas pelo pesquisador, no exercício da docência e no trabalho pedagógico com o ensino da língua em sala de aula. Um olhar subjetivo para a alfabetização permite compreendê-la, portanto, como etapa básica e fundamental na formação do indivíduo, que assume uma autoria, discursivamente e socialmente, por meio da linguagem; de tal modo, perceber os meandros e as interfaces subjetivas, que permeiam essa fase de aprendizagem, é agregar valores humanos, conceituais e atitudinais para a melhoria das práticas de ensino.
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