CONTO “NEGRINHA” À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE IDENTIDADE NO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO / The tale “Negrinha” under the light of critical literacy: an experience on identity in the project “Mais educação”

Jéssica Gonçalves da Silva, Ana Carolina da Conceição Figueiredo, Kátia Nazareth Moura de Abreu

Resumo


O presente artigo é fruto de uma atividade pedagógica sobre o racismo por meio da leitura crítica e de atividades de compreensão e intervenção em um contexto escolar do projeto Mais Educação na cidade de Maricá, situada no Estado do Rio de Janeiro. Essa atividade foi elaborada em uma escola estadual em uma turma do ensino fundamental II, com o intuito de estimular a leitura crítica do texto literário Negrinha de Monteiro Lobato. A abordagem do estudo tem como fundamento teórico e metodológico as concepções de leitura e escrita no viés do letramento crítico de Freire (1989), Gee (1996), Green (1998), Kalantzis e Cope (2012) e no principio de que não há nenhum discurso neutro, ou seja, todo texto possui condicionantes sociais e a da importância de “desenvolver caminhos para ver de onde eles vêm e reconhecer como são designados por nós, leitores” (JANKS, 2016). Além disso, alinhamo-nos com o pensamento teórico de JAUSS (1994), teórico da Teoria da Estética da Recepção, ao compreendermos que a leitura resulta na fusão do horizonte de expectativa do leitor/aluno com o horizonte de expectativa do texto. O objetivo deste artigo é o de tecer reflexões sobre a importância do letramento crítico na prática escolar.

Palavras-chave


Racismo; Letramento crítico; identidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.33370

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005