SOBRE PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO: TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / On stones in the middle of the path: theories on beginning literacy and literacy practices in teachers education

Autores

  • Gabriela Medela da Silva Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ
  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33368

Palavras-chave:

alfabetização, letramento. sistema alfabético

Resumo


Pensando as tensões entre teorias e práticas na formação de alfabetizadores no Brasil, o presente estudo articula-se em torno da hipótese de que para a superação dos problemas concernentes à alfabetização e ao letramento nas séries iniciais de muitas escolas públicas brasileiras é necessário construir modelos de formação de professores que configurem propostas contínuas, sistemáticas, situadas e fundamentadas de teoria-na-prática, de modo a favorecer a autonomia e a autoria dos docentes. Partimos do pressuposto de que a superficialidade teórica que tende a caracterizar os cursos de formação continuada de professores gerou a má compreensão de conceitos teóricos advindos dos campos da psicogênese e dos estudos do letramento e provocou o processo que Magda Soares nomeou como “desinvenção da alfabetização” (2003, p.1). Esse processo de perda de especificidade do ensino do sistema alfabético é um dos elementos contextuais que explicam a ênfase no trabalho com texto e o abandono da sistematização do ensino da escrita e da leitura. Para demonstrar como isso ocorreu, a proposta deste texto é percorrer análises de diferentes estudiosos, como Soares, Colello, Morais, Botero, Ferreiro, Freire, Mortatti e Kleiman, entre outros, tecendo um panorama das teorias sobre letramento e alfabetização em circulação a partir dos anos 80 e tentando entender como as frequentes discussões sobre a necessidade de letrar levaram ao apagamento da alfabetização, entendida como processo de ensino/aprendizagem do sistema alfabético. Ao final, apresentamos uma proposta de formação de professores fundada na perspectiva da teoria-na-prática.

INDEXAÇÃO

Biografia do Autor

Gabriela Medela da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ

Mestre em Letras  - PROFLETRAS - FFP/UERJ

Professora da Fundação Municipal de educação de Niterói

 

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Silva, G. M. da, & Oliveira, M. L. C. de. (2018). SOBRE PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO: TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / On stones in the middle of the path: theories on beginning literacy and literacy practices in teachers education. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33368