LEITURA E APROPRIAÇÃO DO LITERÁRIO EM “A MENINA QUE NÃO SABIA LER” / Reading and appropriation of the literary in “The girl who could not read”

Márcio Araújo de Melo, Andreia Nascimento Carmo, Valdivina Telia Rosa de Melian

Resumo


A leitura e a apropriação do literário em A menina que não sabia ler” discute os modos como a personagem-leitora, Florence, do livro A menina que não sabia ler, de John Harding, se apropria do texto literário, misturando a realidade e o imaginário. Para tanto, observa-se como ela vai construindo maneiras de se ajustar as formas de ler o texto literário para conduzir suas atitudes em seu meio social. Em um lugar hostil e proibido para a aprendizagem da leitura de mulheres, Florence desenvolve, de maneira autodidata, sua alfabetização e letramento literário, constituindo-se como leitora que consegue interagir com todos os níveis de textos que entra em contato. O modo como ela lê, compreende e manuseia o livro literário apresenta figurações de leitora literária e de leitura. Ela é uma leitora que conduz o texto literário para uso prático, fazendo dele forma de viver e de agir. Há uma espécie de mimetização daquilo que lê. São figurações de uma leitora que devora o texto literário para colocar como prática e uso tais leitura. Os modos de agir e conduzir o viver são performances com as quais ela passa a operar seu cotidiano. Como leitora que “perverte” o ideal da leitura como humanizadora, Florence “desestabiliza” os modos de compreender a literatura clássica, trazendo a possibilidade de ler como forma de sobreviver. Essa literatura e leitura passam a possuir funções práticas.


Palavras-chave


Personagem-leitora. Modos de leitura; literatura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.33367

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005