FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy

Valéria Cunha dos Santos, Ana Paula Oliveira Santana

Resumo



Neste artigo, tivemos como objetivo desenvolver uma reflexão acerca de um projeto de letramento intitulado Show de leitura, realizado em 2015 em uma escola básica da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (SC). O projeto foi idealizado por professores de língua portuguesa e pedagogos, e foi desenvolvido por alunos de 1º e de 8º ano do Ensino Fundamental. Apesar de o objetivo inicial desse projeto ter sido criar uma estratégia que auxiliasse o processo de alfabetização dos alunos mais novos, no desenrolar dos encontros foi possível observar notável melhora do desempenho escolar dos alunos mais velhos, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Nesse contexto, buscamos apontar considerações acerca do ensino de leitura na educação básica, ressaltando algumas motivações e implicações que uma prática pedagógica que ressignifica o trabalho com textos pode ter.

 


Palavras-chave


Ensino de leitura; Projetos de letramento; Eventos de letramento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.33365

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005