FORMAÇÃO ESCRITORA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM A ESCREVER: ENTRAVES, MOTIVAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL / Writing education for teachers of writing: obstacles, motivation and construction of writing practices

Autores

  • Erica Bastos da Silva Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33363

Palavras-chave:

Formação de professores escritores, Motivação para a produção textual, Práticas de escrita.

Resumo


Este trabalho pretende apresentar algumas discussões a respeito da formação escritora de professores que ensinam a escrever, considerando aqui os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental como primeiros responsáveis pelo processo de ensino da escrita. Para isso, foi realizado um diálogo com colegas professores e escritores sobre as motivações pessoais para a produção de textos. A partir disso, nasce uma discussão sobre o que pode inibir o exercício da escrita e também são elencados alguns pontos que podem motivar o professor a escrever. Decorrente dos diálogos e leituras realizados, percebeu-se que a consulta a dicionários, a revisão dos textos produzidos, a reescrita, a publicação das produções são práticas que precisam perpassar cada vez mais a formação de professores como escritores e mediadores do exercício de produção textual. O texto traz ainda algumas reflexões sobre a importância de o professor desenvolver em seu cotidiano práticas de escrita. Dessa forma, ressalta-se a relevância desse educador trabalhar cotidianamente com diversas situações que podem motivar a produção textual para que a escrita se torne atividade intrínseca ao cotidiano docente; não simplesmente a escrita burocrática e, por vezes, desprovida de sentidos, mas que se teçam produções que ressignifiquem constantemente a profissão docente, num exercício de desafios e também de encantos. Por fim, são apresentadas considerações gerais sobre a realização deste trabalho, bem como suas possíveis contribuições para a formação escritora de professores.

Biografia do Autor

Erica Bastos da Silva, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,


Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vinculada à área, Docência, Saberes e Práticas Educativas. Vice-líder do grupo de pesquisa e extensão LEIA (leitura, escrita, identidade e artes).

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Silva, E. B. da. (2018). FORMAÇÃO ESCRITORA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM A ESCREVER: ENTRAVES, MOTIVAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL / Writing education for teachers of writing: obstacles, motivation and construction of writing practices. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33363