"SERÁ UM GRANDE APRENDIZADO": UMA ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA ESCRITA DE SURDOS EM PBL2 – INTERFACES ENTRE TEXTUALIDADE, USO E COGNIÇÃO NO ESTADO DE INTERLÍNGUA / "It will be a great learning": a descriptive analysis of the linguistic aspects of the written language of deaf in PBL2 – interfaces between textuality, use and cognition in the interlinguage stage

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33200

Palavras-chave:

Interlíngua, Escrita, Surdez

Resumo

A pesquisa consiste em um modelo investigativo diferenciado sobre o texto escrito de surdos universitários, pelo qual busca-se a descrição de problemas de gramaticalidade e de desvios de norma culta. Além da descrição, permeada pela análise do impacto desses problemas no nível da textualidade, busca-se identificar os processos cognitivos, típicos da Interlíngua, subjacentes ao surgimento dos fenômenos. Os textos selecionados foram do gênero discursivo e-mail e os resultados revelaram problemas de diferentes naturezas presentes na produção escrita desses indivíduos.

 

Biografia do Autor

Roberto Freitas Jr, UFRJ

Bacharel em Português/Inglês pela UFRJ (1999), Licenciado em Português/Inglês pela UNISUAM (2008), Especialista em Língua Inglesa pela PUC-Rio (2001), Mestre em Linguística pela UFRJ (2006), Doutor em Linguística pela UFRJ (2011), Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do departamento de Letras-Libras/UFRJ, Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ, Professor pesquisador do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisa na linha da LFCU (Línguística Funcional Centrada no Uso) sobre a construção monoargumental [(X) VSn]. Desenvolve também atividades de pesquisa sobre o Português como L2 de surdos e participa da coordenação do projeto de extensão Pontes Linguísticas: um caminho possível. Área de atuação: Linguística Cognitivo-Funcional e Aquisição de L2 (surdos/ouvintes), gramática das construções, transitividade e estrutura informacional.

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

Freitas Jr, R., Antunes Soares, L. A., Xavier, H. S. da R., & Nascimento, J. P. da S. (2018). "SERÁ UM GRANDE APRENDIZADO": UMA ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA ESCRITA DE SURDOS EM PBL2 – INTERFACES ENTRE TEXTUALIDADE, USO E COGNIÇÃO NO ESTADO DE INTERLÍNGUA / "It will be a great learning": a descriptive analysis of the linguistic aspects of the written language of deaf in PBL2 – interfaces between textuality, use and cognition in the interlinguage stage. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33200

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos