PIERRE-JULES HETZEL E A LITERATURA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Edmar Guirra

Resumo


Na história da edição francesa, o desenvolvimento de uma nova economia do livro ao longo do século XIX está atrelado ao surgimento de um “tempo dos editores”, tornado possível graças a conjunturas que tiveram papel catalisador em um meio profissional ainda em definição. Ao mesmo tempo, assiste-se ao desenvolvimento do ensino primário, marcado, sobretudo, por leis que asseguravam a expansão do número de escolas, a qualificação de professores e, ainda, a gratuidade, a obrigatoriedade e a laicidade do ensino. O resultado desses empreendimentos é o advento de um novo público leitor. Com essa transformação, surgem novos engajamentos e lutas nos campos literário e editorial. Atento às potencialidades do mercado, Pierre-Jules Hetzel se lança na via da edição ilustrada para crianças e jovens, publicando livros e magazines e respondendo, igualmente, às preocupações pedagógicas das famílias e a seus anseios ideológicos: uma literatura para crianças e jovens baseada na utilidade e no divertimento, em harmonia com a escola leiga e republicana. De Le livre des enfants (1837) às Viagens extraordinárias de Jules Verne, passando pelas Fables de Florian (1842) e pelo Magasin d’Éducation et de Récréation (1864), Hetzel se posicionará nos campos literário e editorial contra uma concepção de livros insípidos. Neste artigo, ao analisar prefácios e editoriais de lançamentos de Hetzel, discutiremos os projetos estético e ideológico deste editor, vinculados à sua concepção de literatura ilustrada para crianças e jovens, mapeando sua trajetória nos campos editorial e literário.

 


Palavras-chave


História da edição francesa; impresso ilustrado; campo literário

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2016.30915

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