OS CONTOS DE FADAS E SEUS RECONTOS POR IMAGENS: A BELA E A FERA, PELO TRAÇO DE RUI DE OLIVEIRA

Autores

  • Regina Silva Michelli Perim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30913

Palavras-chave:

Ilustração, contos de fadas, releituras, imaginário

Resumo

Os contos de fadas ou contos maravilhosos habitam o imaginário humano há muitos séculos, principalmente por abordarem sentimentos ligados à essência da alma humana, como o amor, a rivalidade, o ciúme, a inveja etc.; permanecem, porém, atravessando as eras ao se renovarem por meio de releituras, atualizando-se aos novos tempos, o que vemos na literatura, no cinema ou em outras mídias. Da mesma forma, também as imagens povoam a história dos seres humanos desde os mais remotos tempos, forma de representar o vivido em desenhos, pinturas, esculturas. Este texto tem por objetivo refletir sobre a ilustração em livros dedicados a crianças e jovens. Nosso olhar recai sobre a história de A Bela e a Fera, pelo traço de Rui de Oliveira, num reconto por imagens. A narrativa foi originalmente escrita por Jeanne Marie Le Prince de Beaumont e publicada em 1757, tonando-se bastante famosa por tematizar o amor que ultrapassa as limitações impostas pelas aparências. A fundamentação teórica que orienta o trabalho tem por base Lúcia Pimentel Goés, Lucia Santaella, Luís Camargo, Rui de Oliveira.

 

Biografia do Autor

Regina Silva Michelli Perim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em regime de D.E., atuando nos Mestrados em Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Pós-Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP (2014), pesquisa intitulada “Viajando pelo mundo encantado do Era uma vez: configurações identitárias de gênero na literatura infantil da tradição”; Doutora e Mestre em Letras Vernáculas – Literatura Portuguesa (UFRJ, 2001 e 1994, respectivamente). Desenvolve projeto de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil, acerca das identidades de gênero (configurações arquetípicas do masculino e do feminino), do maravilhoso e do insólito, tendo por corpus narrativas da tradição e da contemporaneidade. É membro do Grupo de Pesquisa “Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica”, junto ao CNPq, e do GT ANPOLL “Vertentes do Insólito Ficcional”.

Downloads

Como Citar

Perim, R. S. M. (2017). OS CONTOS DE FADAS E SEUS RECONTOS POR IMAGENS: A BELA E A FERA, PELO TRAÇO DE RUI DE OLIVEIRA. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30913