HERANÇAS GRÁFICAS QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO DE IMAGEM

Autores

  • Hanna Araújo Universidade Federal do Acre
  • Lucia Reily UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30906

Palavras-chave:

Livro de Imagem, Narrativa Visual, Processo de Criação.

Resumo

O livro de imagem é uma produção editorial na qual a narrativa é alicerçada e conduzida pela sequência de imagens.  No Brasil, a partir da década de 1970, houve o aparecimento deste gênero e sua produção tem aumentado a cada ano. Este artigo busca evidenciar as origens e heranças gráficas, nacionais e internacionais, que culminaram com o desenvolvimento da narrativa visual. Busca demonstrar a partir de diversos exemplos como os conteúdos das histórias variam de acordo com a época e a concepção de infância em vigor, reveladas a partir de alguns exemplos.

Biografia do Autor

Hanna Araújo, Universidade Federal do Acre

Hanna Araújo é pedagoga com Mestrado e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Suas pesquisas abordam os processos de criação do livro- imagem, mediação de leitura e o ensino de artes. Atualmente é professora no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Lucia Reily, UNICAMP

Doutorado em Psicologia Escolar -USP, 1994; Mestrado em Psicologia Escolar
USP, 1990; Bacharelado em Artes- Indiana, EUA, 1974.

Pesquisa no campo de deficiência (surdez, distúrbios neuromotores, deficiência mental) e artes visuais (leitura da imagem, produção plástica).

Downloads

Como Citar

Araújo, H., & Reily, L. (2017). HERANÇAS GRÁFICAS QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO DE IMAGEM. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30906