NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Autores

  • Rosângela Gomes Ferreira Divino Faculdade de Formação de Professore da UERJ
  • José Augusto Oliveira Pires NEMP- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30582

Palavras-chave:

Morfossintaxe. Formação de palavras. Ensino.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca do ensino de morfossintaxe do português brasileiro, a fim de contribuir com atividades que possam ajudar a professores da área sobre como lidar com o tema na sala de aula. Para abordar a questão, serão apresentadas propostas de como tratar das noções morfossintáticas nos processos de formação de palavras, ou seja, como os aspectos da morfossintaxe do português – conteúdo normalmente não agradável à maioria dos alunos e tido por eles como sem finalidade para entendimento e uso da língua – estão presentes não apenas nas orações, mas também em níveis menores, como nas palavras, em seus diversos processos de formação. A ideia é mostrar que essas operações refletem mecanismos conceptuais gerais, ou seja, formas de pensar e, por isso, estão presentes na língua, nos seus diversos níveis. Assim, esse estudo dialoga com premissas dos estudos cognitivistas, conforme Lakoff (1987), e também com os estudos recentes da gramática multissistêmica, de Castilho (2010), em especial com foco no dispositivo sociocognitivo, que afeta todos os sistemas linguísticos simultaneamente, ou seja, não há uma hierarquia entre os níveis da gramática. Este estudo, embora recorra a alguns aportes teóricos, como os mencionados acima, não se pautará em um em específico, visto que a proposta aqui não se trata de uma aplicação teórica, e sim visa a trazer contribuições para os profissionais de língua portuguesa em ensino médio e fundamental.

Biografia do Autor

Rosângela Gomes Ferreira Divino, Faculdade de Formação de Professore da UERJ

Professora do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ

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Como Citar

Divino, R. G. F., & Pires, J. A. O. (2017). NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Pensares Em Revista, (8). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30582

Edição

Seção

Novos estudos em Morfossintaxe: abordagens e dinâmicas que viabilizem a prática do professor de Língua Portuguesa