CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DESCRITIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO PERDER

Autores

  • Liliane Alves Santana Malacoski SEEES
  • Keila Mara Schneider SEEES
  • Aucione das Dores Smarsaro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30580

Palavras-chave:

Léxico, verbo perder, ensino, descrição

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da importância de estudos descritivos de verbos para o ensino de Língua Portuguesa. Conforme o contexto de uso em que o verbo perder está inserido ele pode funcionar como o núcleo da predicação, ou como componente de uma sequência fixa, ou como verbo-suporte. As análises das estruturas com o verbo perder são feitas com base no modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática, postulado pelo linguista francês Maurice Gross (1975), que define critérios sintáticos formais para a descrição lexical em contextos linguísticos. O principal objetivo dessa análise é mostrar a importância da descrição lexical para o ensino de Língua Portuguesa. A partir das análises e da descrição verbal, concluímos que o verbo perder é muito produtivo como verbo suporte, e também como componente de expressão fixa. Essas noções não são colocadas nos manuais didáticos ou gramáticas tradicionais. A descrição lexical pode contribuir para um melhor ensino de língua portuguesa, uma vez que o professor, com posse desse estudo descritivo, poderá explorar melhor as noções lexicais, tendo em vista a correlação entre morfologia, sintaxe e semântica, além de despertar o interesse do aluno para as várias manifestações de produção de sentido do léxico, propondo reflexões sobre o funcionamento da língua.

 

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Como Citar

Malacoski, L. A. S., Schneider, K. M., & Smarsaro, A. das D. (2017). CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DESCRITIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO PERDER. Pensares Em Revista, (8). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30580

Edição

Seção

Novos estudos em Morfossintaxe: abordagens e dinâmicas que viabilizem a prática do professor de Língua Portuguesa