Letramento digital e multimodalidade: uma entrevista com a professora Carla Coscarelli em tempos de pandemia

Autores

  • Carla Viana Coscarelli Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Thayane Verçosa da Silva Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Marcela Santos Brigida Doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Gabriela Ribeiro Nunes Doutoranda em Teoria da Literatura/Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.56238

Palavras-chave:

Letramento digital, multimodalidade, entrevista

Resumo

A impressionante e sólida trajetória da professora Carla Viana Coscarelli, centrada em temas como leitura, produção de textos, ensino e letramento digital, justifica por si só a sua presença como entrevistada neste número da Palimpsesto. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela é mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade, tem pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California (San Diego) e em Educação pela University of Rhode Island. Sua tese de doutorado, “Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências”, defendida em 1999, é um dos exemplos da reflexão da entrevistada sobre a inclusão de múltiplas fontes no processo de leitura e aprendizagem, a qual vem sendo aprimorada ao longo de sua carreira. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec (Língua e Tecnologia), do Ceale (Centro de alfabetização, leitura e escrita) e coordena o Projeto de Extensão Redigir, um belíssimo exemplo de como ensino, pesquisa e extensão, quando bem articulados, geram resultados muito frutíferos.

Biografia do Autor

Carla Viana Coscarelli, Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California San Diego (2005) e pós-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Thayane Verçosa da Silva, Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES.

Marcela Santos Brigida, Doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CNPq.

Gabriela Ribeiro Nunes, Doutoranda em Teoria da Literatura/Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutoranda em Teoria da Literatura/Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Coscarelli, C. V., da Silva, T. V., Santos Brigida, M., & Ribeiro Nunes, G. (2020). Letramento digital e multimodalidade: uma entrevista com a professora Carla Coscarelli em tempos de pandemia. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 3–37. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.56238