A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças.

Autores

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Cristiane Mayumi Morinaga Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19173

Palavras-chave:

Fotografia, livro didático, semiótica peirciana.

Resumo

Este artigo objetiva estudar o potencial de significação das fotografias em livros didáticos para o Ensino Fundamental. Utilizando como base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, foi realizada uma análise comparativa entre fotografias publicadas em três diferentes edições de livros de História, de um único autor (Saber e Fazer História, Gilberto Cotrim, 1999; 2009; 2012). Com base nas análises, pudemos identificar os potenciais de significação dos diferentes tipos de fotografias.

Biografia do Autor

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professor no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor nas Universidades Mackenzie e Santa Cecília.

Cristiane Mayumi Morinaga, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM/USCS)

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Cardoso, J. B. F., & Morinaga, C. M. (2018). A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.19173