EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19 NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.55386

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Epidemiologia, Enfermagem, Mídias Sociais, Extensão Universitária

Resumo

A pandemia de COVID-19 se instala como uma crise sanitária mundial com demandas específicas e diversas, e neste contexto, a informação em saúde se fez cogente. A universidade, dentre os seus pilares de ação, tem a extensão como meio de integração do conhecimento científico produzido com a sociedade, promovendo a divulgação e acesso à população. Para tanto, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência universitária como estratégia no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Para operacionalizar esta ação, foram organizadas 15 LIVE sob temáticas advindas da comunidade acadêmica, que foram realizadas uma vez por semana. Os debates disponíveis no Instagram compreendem o formato entrevista e permeia diversas áreas do conhecimento que borram a pandemia da COVID-19. Foram em média 165 acessos até a finalização do período de LIVE, e cada produto técnico produzido integrou discentes, docentes, pesquisadores e a população em geral. Destarte, deve-se compreender que estas entrevistas possuem informações atuais e pertinentes ao contexto atual que por meio dos compartilhamentos, continuam a ser fontes de acesso a informação segura a toda a população. Isto é, a extensão universitária foi uma estratégia de enfrentamento desta pandemia, mas também exerceu sua função na formação de discentes e de integração com a comunidade.

Biografia do Autor

Mercedes Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem. 

Vitória Axt Gomes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda Bolsista de Extensão UERJ, da Faculdade de Enfermagem.

Rosana Azevedo Bastos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda Bolsista de Iniciação Científica CNPq, da Faculdade de Enfermagem.

Mary Hellem Silva Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda Bolsista CAPES do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem.

Andreza Cristina Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem.

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Neto, M., Silva, V. A. G. da, Silva, R. A. B. da, Fonseca, M. H. S., Oliveira, A. C. S. de, & Rafael, R. de M. R. (2021). EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19 NAS MÍDIAS SOCIAIS. Interagir: Pensando a extensão, (30), 43–52. https://doi.org/10.12957/interag.2020.55386

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA