Educação em Saúde: uma experiência, uma comprovação

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida
  • Marília Nalon Pereira
  • Werônica Jaenervay Silveira

Palavras-chave:

Saúde, Ensino, Apreensão, Psicomotricidade

Resumo

Após o levantamento epidemiológico em 245 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, da Escola Municipal Santana Itatiaia, Juiz de Fora (MG) verificou-se altos índices de placa bacteriana, presença de lesões cariosas e doença periodontal. Objetivando a paralisação, a regressão e a prevenção das referidas doenças, foi empregada na referida escola um programa de EDUCAÇÃO EM SAÚDE, cuja metodologia focou não apenas o aprendizado, mas, principalmente a apreensão e a capacidade de os aprendizes se tornarem carreadores de conhecimentos. Para tanto, desenvolveram-se 13 atividades lúdicas, durante 8 meses, apoiadas na psicomotricidade. Pode-se concluir com este trabalho que o Projeto de Extensão Escova-Ação através de suas estratégias educativas e motivacionais simples, de baixo custo, alcançou seus objetivos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida

Especialização (em curso) em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Marília Nalon Pereira

Professora Adjunta II do Departamento de Odontologia Restauradora. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG / Coordenadora do Projeto de Extensão Escova-Ação.

Werônica Jaenervay Silveira

Cirurgiã-dentista.

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

Almeida, L. E. de, Pereira, M. N., & Silveira, W. J. (2012). Educação em Saúde: uma experiência, uma comprovação. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2655

Edição

Seção

ARTIGOS