Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões

Jéssica Ricci Lima, Alessandra Carla Teixeira Ribeiro, Lourdes Aparecida Della Justina, Barbára Grace Tobaldini Lima

Resumo


A abordagem metodológica de ensino voltada para a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é apontada como uma alternativa para a educação científica das pessoas em geral. Tal abordagem norteia o desenvolvimento de módulos didáticos no Subprojeto Biologia/PIBID/Unioeste. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar e discutir se houve a construção do conhecimento sobre a relação entre o ser humano e tubarões e/ou piranhas durante o desenvolvimento de um módulo didático estruturado com base na abordagem CTS. Para isto, foram desenvolvidas cinco aulas nas quais se destacamos as seguintes atividades: leitura e discussão de reportagens, realização de um debate e elaboração de redação individual. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma do 2° ano do ensino médio de um Colégio Público de Cascavel – PR. Ao longo do desenvolvimento das atividades observamos que a abordagem CTS promoveu a participação ativa dos alunos, pois aproximou o conteúdo do seu contexto social. Com isso consideramos que os resultados obtidos em nossas atividades foram bem sucedidos, uma vez que contribuiu para a construção de conhecimentos pelos alunos, no que se refere à resolução de problemas sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos frente aos problemas envolvendo relações CTS.

Palavras-chave


Educação científica; CTS; Ensino médio

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2017.16830

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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