A defesa de um rei constitucional: os escritos de Heliodoro Jacinto de Araújo Carneiro (1817-1822)
Palavras-chave:
D. João VI, liberalismo, reformismo ilustradoResumo
O objetivo desse artigo é analisar a obra de Heliodoro Jacinto de Araújo Carneiro, oficial da Secretaria de Estado dos Negócios do Brasil. Formado pela Universidade de Coimbra, Araújo publicou na década de 1820 duas obras e dentre as propostas, defendia a instituição de uma "monarquia constitucional". Interessa perceber quais foram as suas idéias apresentadas ao rei, articulando seu pensamento à ilustração portuguesa, e, sobretudo, a sua característica essencial, que era adequar as inovações do pensamento europeu, nesse caso as idéias liberais, às necessidades do Reino, de modo a promover seu adiantamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-01
Como Citar
CARVALHO, Marieta Pinheiro de. A defesa de um rei constitucional: os escritos de Heliodoro Jacinto de Araújo Carneiro (1817-1822). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27558. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional