“Sou um cidadão ligado aos interesses do Estado”: Intelectualidade luso-brasileira e suas relações com o Estado português (1777-1808)
Keywords:
Intelectuais, reformismo ilustrado, transmigração da corteAbstract
Este artigo objetiva discutir as relações entre os intelectuais luso-brasileiros e oEstado português durante o último quartel do século XVIII e início do XIX, atentando maisprecisamente, para duas ordens de questões: pretende-se ressaltar, de um lado, de que maneiraa monarquia lusitana se preocupou com a formação de uma intelligentsia que serviria parapensar opções de adiantamento do próprio reino, e por outro, perceber o compromisso dessesintelectuais com esse propósito, sobretudo na conjuntura de crise européia que antecedeu atransmigração da Corte portuguesa para a América.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
CARVALHO, Marieta Pinheiro de. “Sou um cidadão ligado aos interesses do Estado”: Intelectualidade luso-brasileira e suas relações com o Estado português (1777-1808). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27631. Acesso em: 22 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional